Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara convoca audiência pública para debater proposta de LDO de 2024

Câmara convoca audiência pública para debater proposta de LDO de 2024

por Assessoria de Imprensa publicado 26/04/2023 16h49, última modificação 26/04/2023 16h49
Audiência, aberta a todos os interessados, será na próxima quinta-feira (04). Projeto de lei já está disponível para consulta
Câmara convoca audiência pública para debater proposta de LDO de 2024

Câmara promove audiência pública para debater propostas da LDO de 2024

A Câmara Municipal de Apucarana vai promover na próxima semana uma audiência pública para discutir as propostas para a elaboração da lei orçamentária do município, a chamada Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o ano que vem.

A audiência será no plenário da Câmara, na quinta-feira (04), com início às 15 horas. O público interessado pode participar presencialmente da audiência e também será possível acompanhar as discussões pelas redes sociais da Câmara Municipal. A audiência será transmitida ao vivo pelo canal do legislativo municipal no Youtube e na página no Facebook.

E todos os interessados já podem acessar a proposta das diretrizes orçamentárias, mesmo antes da audiência pública. O edital de convocação da audiência (veja ao final desse texto), assinado pelo presidente, vereador Luciano Molina, já foi publicado e traz informações sobre o Projeto de Lei 16/2023, do Executivo Municipal, que também está disponível para consulta público através do Serviço de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Basta clicar nesse link para acessar o documento em PDF, que tem 46 artigos, dispostos em 15 páginas. Na sequência, ainda é possível ler, no mesmo documento, a exposição de motivos apresentada pelo Executivo Municipal e ver uma série de demonstrativos de metas anuais, de riscos fiscais e providências e de avaliação do cumprimento das metas fiscais do ano anterior, entre outros.

O presidente Luciano Molina avalia que é fundamental que toda a sociedade civil organizada participe desses momentos e se envolva nas discussões. “O Executivo propõe as diretrizes orçamentárias se comprometendo com a responsabilidade na gestão fiscal, mas também visando a realização de políticas voltadas ao desenvolvimento econômico e social de nossa cidade. É um debate que diz respeito a todos nós”, avalia Molina. Ele explica que justamente em razão da importância do tema, e cumprindo os dispositivos legais, a Câmara convoca audiência pública para assegurar os princípios da transparência e da publicidade dos atos públicos.

Na exposição de motivos do Projeto de Lei 16/2023, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da lei orçamentária para o exercício de 2024, o Executivo Municipal explica que a LDO “tem o papel de diminuir o distanciamento entre o Plano Plurianual (PPA) com a Lei Orçamento Anual (LOA), em um perfil de orçamento prévio”.

Para o Executivo, a proposta “buscou evidenciar um caminho seguro de metas fiscais para os exercícios financeiros alinhadas ao presente cenário macroeconômico”. De acordo com a exposição de motivos enviada à Câmara, a proposta considera uma série de indicadores, como inflação, taxa básica de juros, taxa de câmbio e o PIB do país, do estado e mesmo do município. “O objetivo da construção financeira cautelar, amparada pelas estatísticas econômicas, harmonizada às políticas públicas é de proporcionar a confiabilidade da consecução ampla do planejamento estratégico”, diz o gestor público no documento.