Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Apucarana conquista 5ª melhor nota do Estado do Paraná no ranking ITP Câmaras

Câmara de Apucarana conquista 5ª melhor nota do Estado do Paraná no ranking ITP Câmaras

por Departamento de Imprensa publicado 30/11/2022 21h49, última modificação 30/11/2022 21h49
399 Portais foram avaliados em todo o Estado
Câmara de Apucarana conquista 5ª melhor nota do Estado do Paraná no ranking ITP Câmaras

Portal da Transparência da Câmara de Apucarana

A Câmara Municipal de Apucarana recebeu essa semana o resultado, através do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE PR), do ranking ITP (Índice de Transparência da Administração Pública) Câmaras e o ranking ITP prefeituras e, a Câmara Municipal de Apucarana obteve a 5ª melhor nota do estado do Paraná, acumulando 98,62% de eficiência na avaliação do TCE PR.

Foram 88 itens avaliados, divididos entre os critérios de: informações prioritárias, transparência ativa, transparência passiva, acessibilidade, boas práticas e publicações do poder legislativo.

O Tribunal de Contas do Estado, deu início à avaliação dos portais da transparência das 399 câmaras municipais do Paraná, em maio deste ano. Até 2021, a análise havia se voltado somente aos sites do tipo mantidos pelas prefeituras.

O ITP (Índice de Transparência da Administração Pública) desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), tem como objetivo avaliar os sites oficiais e portais de transparência das prefeituras e câmaras municipais de todo Paraná, estimulando a melhoria da transparência pública.

A atividade, como de costume, objetiva verificar a conformidade legal e a qualidade desses sites, com base em cinco dimensões: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade. Porém, no caso dos órgãos legislativos, são empregados critérios adicionais de avaliação exclusivos para tais entidades.

“Parabenizamos nossa Gestora do Portal da Transparência, Jéssica Dubas, pelo trabalho que desenvolve. Seu empenho e dedicação vem de encontro a proposta da nossa gestão que é deixar tudo bem claro para a população. Esse resultado só foi possível porque temos a colaboração e ajuda e colaboração da Jéssica que alimenta o Portal da Transparência”, disse o presidente da Câmara, Franciley Preto, Poim.

Ele lembra que todas as Câmaras e Municípios tem portal da transparência, mas nem todos publicam as informações exigidas. “Nosso compromisso é disponibilizar periodicamente todos os dados que a população precisa e necessita. É gratificante para todos o resultado alcançado”, afirma o presidente.

Jéssica Dubas destaca que estão todos orgulhosos da conquista. “É resultado de muito estudo e dedicação. São sete anos à frente do portal da transparência, que vai sendo adaptado e renovado a cada exigência legal, com a finalidade de atender melhor a população apucaranense. Continuaremos buscando o aprimoramento do nosso portal para o fortalecimento do controle social, essencial no controle da corrupção e da má gestão”, finaliza a gestora do Portal da Transparência.

O ITP foi utilizado para o ranking nacional da Atricon, dentro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), justamente no ano em que se comemoram os 10 anos da Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei Federal n.º 12.527/2011.