Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em três anos, Câmara devolve R$ 4,5 milhões em Apucarana

Em três anos, Câmara devolve R$ 4,5 milhões em Apucarana

por Administrador publicado 30/12/2009 10h11, última modificação 08/04/2016 17h32
O presidente da Câmara de Apucarana, Mauro Bertoli (PTB), entregou na manhã de quarta-feira (30) ao prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), um cheque simbólico no valor de R$ 1.557.215,44.

Trata-se da devolução das sobras repassadas através do duodécimo ao longo de 2009. O duodécimo é o valor mensal a que a Câmara, por lei, tem direito de receber da Prefeitura. É o terceiro ano consecutivo que o Legislativo, sob a presidência de Bertoli, devolve recursos ao Executivo. No geral, as devoluções passam de R$ 4,5 milhões. “Nós temos autonomia para gastar esse dinheiro em obras e serviços do interesse do Legislativo, no entanto decidimos economizá-lo para ajudar nas obras e serviços que a comunidade precisa”, afirmou Bertoli.

Ele frisou que o quadro de equilíbrio financeiro não é mérito apenas da presidência, mas da Câmara como um todo. “Quero destacar o apoio e a compreensão de cada um dos vereadores e dos servidores. Na medida do possível, procuramos dar condições de trabalho sem abrir mão de uma política rigorosa de contenção de despesas”, acrescenta o presidente. Bertoli lembrou ainda que a Câmara de Apucarana é uma das únicas do País que realiza prestação mensal de contas, aberta à comunidade, relacionando depois as despesas – incluindo os gastos com diárias – em seu site (www.cma.pr.gov.br). “É essa transparência que garante credibilidade e respeito à Câmara de Apucarana. Hoje ela é uma referência para as demais câmaras”, avalia Bertoli, que também é presidente da Associação das Câmaras do Vale do Ivaí (Acavi).

O prefeito João Carlos de Oiveira destacou a importância dos recursos devolvidos pela Câmara. “Não é a abundância de recursos que deve proporcionar o gasto fácil e desnecessário. Não podemos administrar pensando em alguns, mas no conjunto. A Câmara tem sido uma grande parceira nesse sentido”, afirmou o prefeito. Para ele, a devolução dos recursos faz de Apucarana “um exemplo de que é possível ser gestor público no caminho certo”. Segundo ele, os recursos devolvidos estão sendo utilizados para pagamento dos servidores e em ações e obras para a comunidade.

Também participaram da solenidade os demais vereadores, secretários municipais e representantes de vários meios de comunicação