Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Apucarana lança edital para instalação de energia solar

Câmara de Apucarana lança edital para instalação de energia solar

por imprensa — publicado 31/10/2019 18h05, última modificação 01/11/2019 11h18
Na modalidade Carta Convite, a abertura dos envelopes será no dia 12 de novembro, às 15 horas, na sala de licitações. Apucarana será a 1ª Câmara no Estado do Paraná a implantar a energia fotovoltaica com 100% na demanda mensal de energia elétrica
Câmara de Apucarana lança edital para instalação de energia solar

Placas para captação de energia solar

Foi lançado no dia 23 de outubro, pela Comissão de Licitações da Câmara Municipal de Apucarana, o edital para instalação de placas de geração de energia solar/fotovoltaica, no prédio do Legislativo.

Disponível no site oficial, os interessados em participar do certame têm até o dia 12 de novembro, às 14h30, para protocolar os envelopes. Às 15 horas, será realizada a abertura do processo licitatório.

Idealizador do projeto e com apoio dos vereadores e vereadora, o presidente do legislativo, Luciano Molina explica que o edital está aberto a empresas de todo o Brasil. “Temos como objeto a contratação de empresa especializada para fornecimento de componentes e instalação de Sistema Fotovoltaico ou seja, energia solar, conectado à Rede (SFCR) com capacidade de geração de no mínimo 33,5 kWp (aproximadamente 100% da demanda de energia da Câmara de Apucarana) com sistema de monitoramento de geração on-line, que esteja de acordo com as normas da ANEEL, da ABNT, do INMETRO, da distribuidora de energia elétrica do estado (COPEL) e demais normas complementares”, detalhou Molina.

Segundo ele, que desde o início da sua gestão tem a sustentabilidade, preocupação com o meio ambiente e economia como bandeira, Apucarana será a 1ª Câmara no Estado do Paraná a implantar a energia fotovoltaica com 100% na demanda mensal de energia elétrica da Casa, uma vez que Cascavel tem o sistema implantado com apenas 50%. “Nossa meta, além do foco na sustentabilidade, é a economia que será gerada. Relembrando que atualmente, o legislativo tem um gasto médio de R$ 3 mil/mês com contas de luz. Com a instalação das placas e a geração da energia, esse gasto seria de R$ 500 reais/mês”.

Molina reforça que, “com a energia implantada, num prazo de 30 dias teremos fonte limpa, renovável e inesgotável, além da redução de emissão de gases e dos impactos causados por reservatórios e linhas de transmissão. A energia captada abastecerá toda a Câmara. A energia excedente será creditada na rede. O Sistema Fotovoltaico não demanda manutenção e a energia gerada se interliga à rede elétrica pública”, explicou.

Consta no edital que serão desclassificadas as propostas, por serem considerados excessivos os preços globais superiores a R$ 115.061,85. “Já tivemos várias empresas que nos procuraram em busca de informações sobre o edital. Lembramos que a licitação será transmitida ao vivo pelos nosso site e canal do YouTube”, disse Ivan Lúcio Garcia, presidente da Comissão de Licitação. Lembrando que o processo já teve início e o Engenheiro Elétrico, Nilton Fornaciari Júnior, foi o responsável pelo planejamento e irá fazer o acompanhamento da fase de execução.

INFORMAÇÕES

Mais informações sobre os edital ou dúvidas podem ser esclarecidas no site oficial da Câmara Municipal www.apucarana.pr.leg.br  ou direto com a Comissão de Licitação: Ivan Lúcio Garcia, Rafael Belan e Allison Pellizer.