Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Apucarana protocola requerimento na Justiça Eleitoral

Câmara de Apucarana protocola requerimento na Justiça Eleitoral

por Administrador publicado 28/09/2009 21h38, última modificação 08/04/2016 17h33
A presidência da Câmara de Apucarana protocolou ontem um requerimento junto ao Cartório Eleitoral da comarca para que este informe oficialmente quais são os oito suplentes a tomar posse com a redistribuição de vagas provocada pela PEC dos Vereadores.

Na manhã de sábado, depois de reunião com oito suplentes, a disposição era de que os próprios interessados assinassem um requerimento para serem diplomados como vereadores. O presidente da Câmara, Mauro Bertoli (PTB), disse que se a Justiça Eleitoral diplomasse os suplentes como vereadores, ele daria a posse imediatamente. Ontem, porém, a orientação era outra. “O prazo para diplomação, segundo o calendário eleitoral, já passou”, observa Bertoli.

Segundo o presidente da Câmara, tão logo o juiz eleitoral informe oficialmente quem são os suplentes, um novo requerimento será encaminhado. “Vamos pedir então à Justiça Eleitoral se é legal darmos posse a esses suplentes, já que a PEC foi promulgada pelo Congresso Nacional e se tornou lei”, acrescenta Bertoli.

O presidente da Câmara disse compreender a expectativa entre os suplentes, mas pediu paciência, frisando que a matéria é controvertida e que vem suscitando discussões em todas as instâncias. “Não queremos tomar nenhuma decisão que venha depois causar problemas para o Legislativo ou para os próprios beneficiados com as novas vagas”, argumenta.

Bertoli lamentou que as informações sejam desencontradas, pois na sua opinião a Justiça Eleitoral de Brasília teve tempo de pensar nos desdobramentos da PEC enquanto esta tramitou na Câmara e no Senado. “Infelizmente, não houve ainda a devida preocupação em dizer, de forma clara e irrefutável, como as câmaras atingidas pela PEC deveriam proceder”, finaliza.