Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Apucarana realiza sessão ordinária com votação de projetos, requerimentos e Moção de Aplausos

por Departamento de Imprensa publicado 15/02/2022 12h45, última modificação 15/02/2022 12h45
Comissão de Finanças fez a prestação de contas referente ao mês de janeiro de 2022

Sessão Ordinária - Vereador Marcos da Vila Reis faz prestação de Contas

Os vereadores e vereadora que compõem a 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Apucarana se reuniram na tarde desta segunda-feira (14.02), em sessão ordinária. Na pauta para discussão e votação: projetos de Lei, de Decreto Legislativo, Requerimentos e Moção de Aplausos.

Presidida pelo vereador Franciley Preto, Poim, a sessão teve início com a prestação de contas referente ao mês de janeiro de 2.022. “Todo início de mês o presidente da Comissão de Finanças, vereador Marcos da Vila Reis, apresenta a prestação de contas. Essa é uma das nossas prioridades. É uma das formas que temos de dar transparência aos gastos do Legislativo. Estamos trabalhando com austeridade e nos pautamos pela seriedade e compromisso com a nossa cidade e com os apucaranenses. Atuamos sempre da melhor forma para atender os anseios da nossa população”, disse Poim.

Marcos explicou que a prestação, além de ser feita em plenário, está disponível no Portal da Transparência no site oficial da Câmara Municipal de Apucarana. “Finalizamos o mês de dezembro (31.12) com R$ 0,00 em conta corrente. Recebemos o Duodécimo no valor de R$ 1.044.120,59. Imposto de renda retido de servidores e vereadores repassado à Prefeitura R$ 104.748,96; rendimentos de aplicação financeira do mês anterior repassado à Prefeitura R$ 2.472,87; Despesas pagas no mês - R$ 864.913,31; e finalizamos o mês de janeiro de 2.022 com saldo disponível em conta corrente de R$ 181.680,15 em 31.01.2022”, detalhou o vereador e presidente da Comissão, Marcos da Vila Reis.

Também no início da sessão, a Tribuna Livre foi ocupada pelo diretor geral do campus da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), professor Marcelo Ferreira da Silva. A convite do vereador Moisés Tavares, o professor fez uma apresentação dos 15 anos que a instituição comemora em 2.022, em Apucarana.

PROJETOS APROVADOS EM 1ª VOTAÇÃO

Em primeira votação foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador Tiago Cordeiro de Lima, que concede o Título de Cidadão Honorário de Apucarana ao engenheiro civil Luiz Carlos Bracarense Costa.  Ele foi vice-prefeito da cidade de Londrina, na gestão do prefeito Nedson Micheleti;

Também foi aprovado o projeto que institui a Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário em Apucarana. O projeto é de autoria dos vereadores Facchiano e professora Jossuela. E ainda em primeira discussão, o projeto também da professora Jossuela e do vereador Tiago Cordeiro de Lima que institui o Passe Livre no transporte coletivo municipal para mulheres em estado de vulnerabilidade social que estejam participando em um dos cursos do Centro de Oficinas da Mulher que é oferecido pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família.

E, vai para segunda votação na próxima segunda-feira o Termo de Convênio de Cessão de Uso de Espaço Físico entre o Município de Apucarana e a Associação Download. O Projeto de Decreto Legislativo é de autoria da Comissão de Justiça, Legislação e Redação

VOTAÇÃO ÚNICA

Em votação única foram aprovados os requerimentos do vereador Lucas Leugi pedindo informações à Val sobre a quantidade de pontos de ônibus já construídos em Apucarana e, um requerimento do vereador Luciano Molina pedindo uma rotatória na Praça das Abelhas, na Vila São Carlos, no entroncamento das ruas Noboru Fukushima, Antônio José de Oliveira e Manoel Luiz da Silva. De autoria da vereadora Jossuela foi aprovada uma Moção de Aplausos ao padre José Roberto Rezende, atual cura da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana.

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão será segunda-feira, dia 21.02, a partir das 16 horas. Também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br, pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtu.com/user/cmapucarana , e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana. A Sessão também pode ser acompanhada no prédio do Legislativo: Centro Cívico José de Oliveira Rosa, 25. Entrada no plenário com público reduzido, seguindo protocolo de segurança sanitária.