Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Apucarana recebe iluminação em apoio à campanha Novembro Azul

Câmara de Apucarana recebe iluminação em apoio à campanha Novembro Azul

por Assessoria de Imprensa publicado 07/11/2023 14h31, última modificação 07/11/2023 14h31
Além disso, a Câmara Municipal também alterou a identidade visual de seu site
Câmara de Apucarana recebe iluminação em apoio à campanha Novembro Azul

Câmara ficará iluminada de azul até o final deste mês

Em alusão ao Novembro Azul, a fachada da Câmara Municipal de Apucarana fica iluminada com lâmpadas azuis a partir desta quarta-feira (1º). Além disso, a Câmara também alterou a identidade visual de seu site, reforçando a atuação do legislativo apucaranense no apoio à campanha. Para o presidente Luciano Molina (PL), a ação da Câmara de Apucarana tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção, da realização de exames periódicos e do diagnóstico precoce para o tratamento da doença.

“Por falta de informação, preconceito e até mesmo vergonha, muitos homens deixam de visitar o médico regularmente e realizar os exames que poderiam detectar esta doença. Por isso, temos que conscientizar a ala masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, observa Molina. 

No Brasil 

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer nesse público. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos por ano. 

Durante a campanha Novembro Azul, o Ministério da Saúde reforça que o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento. A pasta ressalta, ainda, que o rastreamento – exames de rotina – não é indicado para pessoas assintomáticas. Porém, se o homem tem histórico de câncer na família ou fatores de risco, o rastreamento de rotina pode ser indicado caso o médico avalie a necessidade.  

Fatores de risco 

Entre os principais fatores de risco para o câncer de próstata estão a idade (incidência e mortalidade aumentam significativamente após os 60 anos), o histórico familiar (pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos) e a alimentação (sobrepeso e obesidade). A Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca ações e mudanças de hábitos que ajudam a reduzir os fatores de risco, como controle do tabaco, prevenção ao uso do álcool, prática de atividade física, alimentação saudável, combate ao sedentarismo e à obesidade, dentre outros. 

Fonte: Ministério da Saúde