Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Apucarana repassa R$ 700 mil para combate ao Coronavírus

Câmara de Apucarana repassa R$ 700 mil para combate ao Coronavírus

por imprensa — publicado 15/04/2020 17h06, última modificação 15/04/2020 17h06
O valor economizado dos repasses mensais do duodécimo e entregue ao Executivo poderá ser utilizado nas ações de prevenção e combate ao COVID 19
Câmara de Apucarana repassa R$ 700 mil para combate ao Coronavírus

Vereadores Marcos da Vila Reis e Professor Molina, presidente da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Apucarana repassou na tarde desta quarta-feira (15/04), ao Executivo Municipal, R$ 700 mil referente a devolução parcial do saldo de duodécimo de 2020. O valor, segundo o presidente da Câmara, professor Molina, será para utilização no combate ao Coronavírus.

O recurso, resultado da economia adotada no legislativo pelos parlamentares, possibilitou a primeira devolução já no mês de abril. Professor Molina fez questão de agradecer o empenho e colaboração de todos os vereadores e vereadora, para que este gesto fosse possível, no momento em que o País se encontra. “Esta é uma fase difícil. Estamos preocupados e, uma das formas que temos de contribuir é com esse repasse. O prefeito Junior da Femac irá utilizar na compra de insumos como máscaras, luvas, álcool em gel, testes rápidos e na contratação de profissionais que irão ajudar no combate e nas ações de prevenção ao Covid 19”, explicou Molina.

Ao tomar a decisão da devolução, Molina se reuniu com os vereadores Deco, Mauro Bertoli, Poim, Marcos da Vila Reis, Rodolfo Mota, Lucas Leugi, Edson Freitas, Gentil Pereira, Sidrin e a vereadora Marcia Sousa. “Juntos, achamos por bem fazer o repasse agora no mês de abril. Temos uma grande responsabilidade em contribuir com as medidas efetivas de prevenção e combate a esse vírus. O repasse/devolução das sobras, seria feito em maio ou junho, como em 2019. Mas em função da situação, adiantamos. Já registramos sete casos de coronavírus em nossa cidade e temos muitas pessoas sendo atendidas no Pronto Atendimento. Toda ajuda e todo empenho nesse momento, de muitas incertezas, é bem-vinda”, destacou o presidente. “Queremos somar e colocar o legislativo a disposição do Executivo e da população, que merece um atendimento digno, como estão tendo no nosso sistema de saúde”, completou.

O vereador Marcos da Vila Reis, 1º Secretário da Mesa Executiva, frisou que este é o momento dos Poderes olharem na mesma direção. “Sempre utilizamos os recursos de forma responsável e quando fazemos as devoluções ao Executivo, o prefeito também emprega nas primeiras necessidades do Município e agora não será diferente. Será empregada no combate ao Covid”, disse Marcos da Vila Reis.

DADOS

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, temos no Estado do Paraná, 816 casos confirmados com 41 óbitos (sendo que um não reside no Estado). 7.119 casos descartados e 377 em investigação. Também foram registrados 147 casos de pacientes recuperados.

Em Apucarana temos 8 casos confirmados, 737 atendimentos no Pronto Atendimento, 36 casos descartados, 07 em investigação e nenhum óbito.

DEVOLUÇÃO

Em 2019, a Câmara Municipal de Apucarana devolveu o maior volume de recursos registrado na história do legislativo apucaranense: R$ 3.474.817,84.