Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Presidente da Câmara de Apucarana devolve R$ 1,5 milhão à Prefeitura

Presidente da Câmara de Apucarana devolve R$ 1,5 milhão à Prefeitura

por Administrador publicado 28/12/2007 11h01, última modificação 08/04/2016 17h33
Em solenidade realizada na manhã de sexta-feira (28/12), o presidente da Câmara de Apucarana, Mauro Bertoli (PTB), devolveu ao prefeito Valter Pegorer (PMDB) um cheque no valor de R$ 1.502.964,06.
O valor é referente às sobras do dinheiro que o Legislativo, por lei, teve direito a receber mensalmente ao longo de 2007. “Essa devolução é resultado de uma Câmara enxuta e de uma administração sem desperdícios. É importante frisar que, apesar do valor da devolução, a Câmara de Apucarana tem uma estrutura moderna e eficiente, servindo de modelo no Norte do Paraná”, afirmou Bertoli.

Segundo ele, a soma dos repasses mensais em 2007 totalizou R$ 3.703.413,72 para uma despesa de R$ 2.200.449,66. O presidente também frisou que a Câmara de Apucarana é a única da região a fazer prestações mensais de contas, apresentando à imprensa e a todos os interessados o valor do duodécimo repassado e como o dinheiro foi gasto. “A transparência ajudou a resgatar a credibilidade do Poder Legislativo na comunidade”, enfatizou.

Bertoli apresentou ainda um relatório sobre as atividades da Câmara ao longo de 2007, quando os vereadores discutiram e votaram 288 projetos de lei, 7 projetos de resolução, um projeto de emenda à Lei Orgânica, um projeto de decreto legislativo, 99 requerimentos, além de moções, indicações e ofícios. Bertoli citou ainda um convênio com o Ministério do Trabalho que permite a emissão de Carteiras de Trabalho na Câmara. Ao longo de 2007, foram emitidas 1.717 carteiras. Para o presidente, é injusta a idéia generalizada de que os vereadores só trabalham duas ou três horas por semana, ou seja, apenas durante as sessões. “Basta lembrar que ao longo de 2007 passaram 20.086 pessoas pela Câmara de Apucarana, sendo atendidas pela presidência, pelos vereadores e pelos servidores”, argumentou.

Para o prefeito Valter Pegorer, o gesto da Câmara deve ser destacado como exemplo. “Os vereadores poderiam ter esbanjado esse dinheiro, que é uma quantia das mais significativas. O valor representa mais de 1% do orçamento do município para o ano todo”, ressaltou. Pegorer parabenizou Bertoli e lembrou que devoluções também aconteceram na gestão de Satio Kayukawa e João Carlos de Oliveira, hoje secretário municipal de Finanças.

A solenidade também teve a presença do vice-prefeito Waldemar Garcia, vereadores, secretários municipais e outros convidados.

Outras informações:

Confira o balancete