Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara e UTFPR querem parceria em Apucarana

Câmara e UTFPR querem parceria em Apucarana

por Administrador publicado 23/10/2011 13h53, última modificação 08/04/2016 17h33
Um grupo de vereadores foi recebido nesta semana pela direção do campus da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) em Apucarana.

O grupo visitou salas de aula, laboratórios, biblioteca e outras dependências, além de assistir a um vídeo institucional sobre a história da UTFPR, primeira universidade tecnológica do Brasil, com 12 campi em todo o Estado e mais de 100 anos difundindo conhecimento. Em Apucarana, o campus iniciou suas atividades em 2007, no espaço onde antes funcionava o Centro Moda. Hoje são cerca de 800 alunos, sendo que a estrutura oferece o curso de Técnico Integrado em Vestuário, para egressos do Ensino Fundamental, além de quatro cursos de graduação: Design de Moda, Engenharia Têxtil, Licenciatura em Química, e Processos Químicos; curso de Formação Pedagógica e cursos de qualificação profissional destinados a alunos e à comunidade.

“É importante a interação com a comunidade e os vereadores podem auxiliar muito nesse sentido”, afirmou o diretor-geral, professor Aloysio Gomes de Souza Filho. Ele lembrou que algumas decisões para a criação do campus da UTFPR em Apucarana já passaram pela Câmara e que outras ações podem ser desencadeadas em conjunto. Acompanhado pelos diretores auxiliares, ele apresentou várias reivindicações da comunidade acadêmica, entre elas linhas próprias de ônibus para o transporte até o centro. Hoje, os estudantes precisam se utilizar de vans ou caminhar até o ponto de ônibus próximo ao Sesi. No horário noturno, isso expõe os estudantes à ação de marginais. Já houve o registro de assaltos. Também foi solicitada uma rotatória na Minas Gerais, o que facilitaria o fluxo de estudantes, professores e funcionários da UTFPR nos horários de pico. Os vereadores também deverão atuar junto aos deputados federais de seus partidos para buscar recursos através de emendas parlamentares. Um dos obstáculos para se obter recursos através de emendas é a elaboração de projetos conforme as normas do governo. A UTFPR tem técnicos que atuam nessa área.

Aloysio lembrou que o ensino técnico deve ter grande expansão nos próximos anos. Há previsão de 32 novos cursos para o Paraná, sendo que Apucarana poderá se beneficiar com vários deles. “A universidade traz recursos, traz pesquisa, traz idéias novas e muitos outros benefícios. Daí a importância de se fazer um trabalho bem articulado com a sociedade local e regional”, acrescentou o diretor. A área inicial, que era de 11.816 m2, já subiu para 70.515 m2 e pode faltar espaço no futuro. Alguns cursos já são disputados na razão de 19,5 candidatos por vaga, sendo que 52% dos alunos vêm de 15 diferentes estados.

“Foi uma experiência valiosa. Ficamos maravilhados com tudo o que vimos e queremos que toda a comunidade conheça e valorize esse belíssimo trabalho. Já convidamos o professor Aloysio para usar da tribuna da Câmara, numa das próximas sessões, e vamos estar juntos com a UTFPR em tudo o que estiver ao nosso alcance”, afirma o presidente da Câmara, Alcides Ramos Júnior (DEM). O grupo de vereadores também contou com Telma Reis (PMDB), Lucimar Scarpelini (PP) e Aldivino Marques, o “Val” (PSC).

21-10-2011