Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara entrega homenagem a Diva Gravena

Câmara entrega homenagem a Diva Gravena

por Administrador publicado 27/05/2012 09h57, última modificação 08/04/2016 17h38
Durante sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (25), a Câmara de Apucarana entregou “Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias” a Diva Gravena, da Associação de Moradores do Jardim Ponta Grossa.

A proposição, do vereador Carmelo Ribeiro (PR), foi aprovada por unanimidade. “A senhora deixou um pouquinho de si em cada pessoa que atendeu e levou consigo um pouquinho de cada pessoa, passando a ter como seu maior diploma a sua experiência de vida”, afirmou Carmelo.

Nascida em Erval Velho, município de Joaçaba (SC), Diva veio com seus pais e seus 18 irmãos legítimos e quatro adotivos morar em Apucarana, na Água do Xaxim. Ali residiu por 23 anos, iniciando suas atividades sociais, graças aos ensinamentos do seu pai, José Maria, e da sua mãe, Isaura, que era parteira. “Ela não teve oportunidade de estudar, perdeu o pai quando tinha 17 anos e precisou ajudar a mãe a criar os irmãos mais novos. Mas nos momentos que seriam para seu descanso e lazer, ela e a mãe iam ajudar os mais necessitados”, afirmou Carmelo.

Aos 20 anos, Diva casou-se com Renato Gravena, com quem tem dois filhos e cinco netos. Mudou-se para a localidade de Serrinha, perto do Barreiro, onde residiu por cinco anos, atendendo em média 20 pessoas por dia. Dali, mudou-se para o Jardim Ponta Grossa, onde reside até hoje. Auxiliada por Brasil Camargo e a esposa, Aparecida, ampliou seu atendimento, pois ambos não deixavam faltar materiais como algodão, seringa e álcool. Passou a presidir em 1996 a Associação de Moradores do Jardim Ponta Grossa, quando ampliou o atendimento a pessoas idosas e passou a realizar festas no dia das crianças, dia das mães e a Corrida Pedestre. Depois de muita luta, conseguiu construir, com recursos próprios, um barracão, onde atende 58 pessoas, entre homens e mulheres da terceira idade, com ginástica, alongamento, cursos de dança, pintura etc.

A solenidade teve a presença do prefeito João Carlos, que lembrou o tempo em que, presidindo a Associação de Moradores do João Paulo, participou de várias reuniões com a presença de Diva. “Se o Jardim Ponta Grossa é hoje o que é, isso se deve muito à luta da Diva, que não é uma pessoa de pensar em si, mas na comunidade”, afirmou. Diva lembrou o apoio dos amigos e familiares ao longo de toda a vida e disse que nunca atuou esperando qualquer tipo de homenagem. “Deus ajude que vocês nunca precisem de mim. Mas, se precisarem, eu estarei aqui, sempre pronta para fazer o que estiver ao meu alcance”, finalizou.

26-05-12