Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara entrega título de Cidadão Honorário ao professor Dirceu Rossi

Câmara entrega título de Cidadão Honorário ao professor Dirceu Rossi

por Administrador publicado 04/11/2013 15h44, última modificação 08/04/2016 17h38
A Câmara Municipal de Apucarana concedeu nesta sexta-feira (1) o Título de Cidadão Honorário ao professor Dirceu Rossi pelos relevantes serviços prestados a comunidade apucaranense.

A solenidade foi prestigiada por autoridades e diversos órgãos de imprensa.  A concessão do diploma, aprovada por unanimidade no legislativo, foi proposta pelo vereador Luciano Molina (PMDB). “Essa homenagem se faz mais que necessária a esse homem que contribuiu de maneira significativa para o conhecimento de diversos alunos de nossa cidade”, disse.

Com a presença de parentes amigos do homenageado, o plenário Valmor Giavarina ficou lotado e diversas pessoas tiveram que acompanhar a solenidade através um telão instalado no rol de entrada da Câmara.

A homenagem ao professor Dirceu Rossi aconteceu no mesmo dia em que este comemorava seu aniversário de 78 anos.

 

Saiba um pouco mais sobre a vida do professor Dirceu Rossi:

 

O professor Dirceu Rossi é natural de Assis, Estado de São Paulo é casado com a Professora Irma Pereira Rossi há 54 anos. Dessa União tiveram quatro filhos: Ângela Amélia, Débora, Maristela e Cristiane. A família aumentou, hoje possuem nove netos e um bisneto.

Chegou a Apucarana no mês de janeiro de 1962, há 52 anos, pelas mãos dos Padres Severino Cerutti e Padre José Canalle, e, desde então, começou a formar um currículo de realizações.

A cordialidade, respeito e alto grau de profissionalismo marcaram seu desempenho nas mais variadas funções que exerceu e pudemos testemunhar sua postura, sempre fraternal e solidária.

Dirceu Rossi tem curso superior em Ciências e Biologia e atuou sempre profissionalmente na área de ensino.

Lecionou nos Colégios Nilo Cairo e São José desde 1962 até sua aposentadoria no ano de 1992.

No ano de 1965 foi nomeado diretor do Colégio Estadual Nilo Cairo, indicado pela Inspetoria de Ensino, na época comandada pelo Padre Waldemiro Haneiko e pela Inspetora Professora Ercy Marques. Na época, o Colégio Nilo Cairo era considerado o sexto melhor colégio do Estado do Paraná.

Durante a gestão de três prefeitos, exerceu a função de Secretário de Educação e Cultura: De 1969 a 1972 – Gestão Valmor Santos Giavarina; De 1982 a 1988 – Gestão Carlos Roberto Scarpelini; De 1989 a 1992 – Gestão José Domingos Scarpelini.

Idealizou e realizou os primeiros jogos abertos de Apucarana, no ano de 1970, quando era Secretário de Educação, Cultura e Esportes – nessa oportunidade contou com o auxílio do Professor Layr Perri e do esportista Áureo Silva. Nesse mesmo ano chefiou a delegação nos Jogos Abertos de Ponta Grossa, e ainda de forma inédita na época, montou pela primeira vez uma cozinha para atender os atletas, economizando para os cofres municipais.

Foi Secretário Executivo do MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização – durante os anos de 1970, 1971 e 1972, e levou a termo a alfabetização de aproximadamente três mil pessoas adultas. Devemos lembrar que Apucarana foi o primeiro município do Estado do Paraná onde o MOBRAL se desenvolveu.

Ainda nessa época, década de 1970, colaborou com os municípios de Cambira e Califórnia, emprestando seu nome (registro de professor) para a montagem dos processos para a criação dos Ginásios Estaduais desses municípios e auxiliou no primeiro exame de admissão aos ginásios.

 No mês de janeiro de 1971 funcionava no Distrito de Pirapó um ginásio da Campanha Nacional de Educandários da Comunidade (C.N.E.C.) que era mantido pela comunidade local. Depois de dois anos de funcionamento, a Diretoria e o Conselho Fiscal reunidos decidiram que não tinham mais condições econômicas para arcar com as despesas da Escola, que eram vultosas, com salário de professores e funcionários atrasados há oito meses. Resolveram por unanimidade transferir ao Professor Dirceu Rossi, com os mais amplos e ilimitados poderes para junto Às Diretorias Estadual e Nacional do C.N.E.C., ao Governo da União, do Estado e do município de Apucarana, resolver sobre as providências a serem tomadas, inclusive extinção do setor.

Assumindo essa responsabilidade e apoiado pelo Prefeito Municipal da época, após uma luta incessante, conseguiu junto à Secretaria de Educação do Paraná, uma extensão do Colégio Estadual Nilo Cairo, que funcionou durante muitos anos até transformar-se em Ginásio Estadual local.

Nos anos de 1988 e 1989 foi Vice-Presidente da UDIME – União dos Dirigentes Municipais do Estado do Paraná – oportunidade em que representou o nosso Estado no Congresso Nacional dos Dirigentes Municipais em Brasília, defendendo os interesses dos Estados junto ao Ministério da Educação.

Não podemos deixar de registrar que o município de Apucarana foi o primeiro do Estado do Paraná a ter seu ensino fundamental municipalizado, e foi dada a ele a incumbência de realizar essa missão por solicitação do Governador Álvaro Dias e do Prefeito José Domingos Scarpelini. Hoje, mais de 95% dos municípios paranaenses tem seu ensino fundamental municipalizado, todos baseados na experiência do trabalho de organização iniciado em nossa cidade.

No ano de 1977 recebeu da Associação Paranaense de Administrações Escolares, na cidade de Curitiba, homenagem com louvor pela dedicação dispensada à Educação no Estado do Paraná, baseada no trabalho desenvolvido quando da municipalização do ensino.

Durante dois anos consecutivos – 1990 e 1991 – recebeu o troféu “Jeito Mérito Comunitário”, escolha feita por meio de pesquisa entre os municípios de Apucarana e destinado a homenagear pessoas que se destacaram por prestar serviços à comunidade.

O objetivo maior do Professor Dirceu Rossi, no que dizia respeito à cultura, era o de proporcionar novas perspectivas da valorização e divulgação do potencial dos artistas e suas respectivas vocações, com vistas a oferecer igualmente à população momentos de lazer e descontração.

Sempre contando com o apoio do Prefeito, a sua preocupação levou-lhe à instituição da Fundação Cultural, elaborando seu primeiro estatuto e regimento interno, inclusive prevendo que seus membros exerceriam seus respectivos cargos em caráter voluntário. Na época, chegou-se inclusive à declaração de utilidade pública de uma área central, antiga Casa de Portugal, para a edificação da Casa de Cultura e a elaboração do ante-projeto arquitetônico.

Podemos dizer ainda sobre o Professor Dirceu Rossi que:

- É sócio fundador do Rotary Club Apucarana Sul (1974) onde atuou por oito anos, ocupando inclusive a Presidência do Clube;

- Sócio fundador do V.A.C.A. (Veteranos Atlético Clube de Apucarana) que completou no dia 20 de abril deste ano quarenta anos de existência;

- Foi Diretor Social do Clube 28 de Janeiro – de 1969 a 1971;

- Foi Diretor Social do Country Clube de Apucarana nos anos 1978/1979/1980;

- Foi Diretor Social da Associação dos Servidores Públicos Municipais nos anos 1984/1985;

- Foi Diretor da Associação de Professores de nossa cidade, onde participou de vários movimentos reivindicatórios junto ao Governo do Estado em favor da classe dos professores;

- Pelo período de oito anos (1990 – 1998) foi Presidente do Clube 28 de Janeiro, com grandes realizações, sendo inclusive agraciado com uma Moção de Aplausos pela Câmara Municipal (1994) pelos relevantes serviços prestados à nossa comunidade;

- Durante trinta e cinco anos pertenceu ao quadro de Corpo de Jurados de nossa cidade;

- Atualmente é membro da Loja Maçônica Moreira Sampaio de Apucarana e também é Dirigente dos Corpos Filosóficos da 3ª Inspetoria Litúrgica do Paraná, com sede em Londrina;

O nosso homenageado no dia de hoje com diploma de Cidadão Honorário de Apucarana, por duas vezes foi agraciado pela Câmara de Vereadores de nossa cidade:

- No ano de 1984 – “Moção de Aplausos” pelos trabalhos desenvolvidos à frente da Secretaria de Educação e Cultura;

- No ano de 1994 – “Moção de Aplausos” pelo dinamismo na administração do Clube 28 de Janeiro.

Esses dois diplomas também deverão ser entregues ao homenageado na noite de hoje.

=========================================================

Concluindo Sr. Presidente, Digníssimos Pares, Autoridades e convidados.

O trabalho e a honradez são virtudes que o Professor Dirceu desenvolveu durante sua vida, pregando sempre a igualdade e a justiça para todos e tendo como lema que “Não são os cargos que honram os homens. São os homens que honram os cargos.”

Como amigo – é sua característica essencial, tratar todos com fidalguia e permitir um relacionamento sempre afetuoso.

Como chefe de família – um exemplo ímpar de amor, afeto e compreensão.

O Professor Dirceu Rossi foi e sempre será um exemplo a ser seguido, tal sua correção, zelo e cavalheirismo no trato para com todos, um nobre, na mais pura expressão do termo.

 

ATA DE REUNIÃO DA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DO GINÁSIO DE PIRAPÓ – PÚBLICA FORMA – 2º Tabelionato de Notas Dr. Acyr da Cidade de Apucarana.

“Pública Forma de uma ata de reunião da Diretoria e Conselho Fiscal do Ginásio de Pirapó (...) Considerada a quase ausência de recursos federais e estaduais para a manutenção do Ginásio com elevada folha de pagamento; considerada a insignificante participação financeira dos sócios do setor; considerada a dívida vultuosa de aproximadamente Cr$ 35.000,00 (trinta e cinco mil cruzeiros) aos professores e funcionários que a cerca de 8 (oito) meses não recebem seus vencimentos (...); por unanimidade dos presentes, transferir ao Prof. Dirceu Rossi, Diretor do Departamento de Educação e Assistência Social da Prefeitura Municipal de Apucarana, os mais amplos e ilimitados poderes para que junto às Diretorias Estadual e Nacional da C.N.E.C. ao Governo da União, do Estado e do Município de Apucarana, ou a quem de direito, resolva sobre a estadualização do estabelecimento, sua transformação em extensão do Colégio Estadual Nilo Cairo, extinção do setor, ou sobre qualquer outro ato (...) que venha solucionar definitivamente tão grave problema.” Pirapó, 16 de janeiro de 1971.

 

PORTARIA Nº 01/71 – Do: Presidente e Administrador da CNEC

(...) “Designar o Professor Dirceu Rossi para dirigir o referido setor, com poderes para nomear uma Comissão constituída de 7 (sete) membros, que deverá dirigir a CNEC, Setor Local de Pirapó, até ulterior deliberação do Conselho Estadual; (...) Recomendar ao Professor Dirceu Rossi um prévio entendimento com os poderes Executivo e Legislativo Municipal (...) tendo em vista salvaguardar os altos interesses da Comunidade de Pirapó, no que ela possue de mais sagrado.” Curitiba, 21 de janeiro de 1971.

 

OFÍCIO Nº 296ª/71 – Do: Administrador Estadual do CNEC

(...) “O ato de extinção deu-se automaticamente, isto é, no momento em que o Estado, a pedido de V. Sa., criou a extenção do Ginásio, tendo em vista que a unidade escolar criada pelo Estado abrange nossos alunos, deixando nossa escola sem possibilidade de funcionamento.” Curitiba, 29 de abril de 1971.