Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara entrega Títulos de Cidadão Honorário a padres do Santuário São José

Câmara entrega Títulos de Cidadão Honorário a padres do Santuário São José

por Assessoria de Imprensa publicado 04/03/2024 17h40, última modificação 04/03/2024 19h16
Solenidade marcou a entrega dos Títulos de Cidadão Honorário aos padres José Antônio Bertolin e Antônio Luiz de Oliveira
Câmara entrega Títulos de Cidadão Honorário a padres do Santuário São José

Solenidade aconteceu no sábado, dia 2 de março, no Santuário São José

Uma emocionante solenidade marcou a entrega dos Títulos de Cidadão Honorário aos padres José Antônio Bertolin e Antônio Luiz de Oliveira, no Santuário São José, no sábado (2). Os autores das honrarias, os vereadores Mário Felippe Rodrigues e Marcos da Vila Reis, da Câmara Municipal de Apucarana, ressaltaram durante a sessão solene a relevante atuação dos padres para o Santuário São José e para a comunidade apucaranense. 

Antes das homenagens, foi realizada missa com o bispo Dom Carlos José de Oliveira e com o padre Mauro Negro, provincial dos oblatos de São José, no Brasil. A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Luciano Molina; do prefeito de Apucarana, Júnior da Femac; dos vereadores Franciley Poim, Moisés Tavares, Mauro Bertoli, Luciano Facchiano e Toninho Garcia, além de autoridades civis, militares e eclesiásticas. 

Homenagem ao padre Antônio

Natural de Ariranha do Ivaí, o padre Antônio Luiz de Oliveira, de 56 anos, homenageado pelo vereador Mário Felippe, viveu em cidades, como Godoy Moreira, onde viveu parte da infância, além de passar por Curitiba, Ourinhos e Apucarana, locais em que se destacou devido aos seus múltiplos trabalhos e envolvimentos com a comunidade e fiéis. 

“Hoje é um dia memorável. Reconhecer a vida e o trabalho das pessoas não tem preço. O padre é uma pessoa tranquila, organizada e um gestor de qualidade. Além de tudo, ele acolhe e trata bem as pessoas, dando dignidade a elas. Uma alegria poder fazer essa homenagem”, comenta Mário, propositor da honraria. 

Emocionado, o religioso agradeceu a homenagem de autoria de Mário Felippe. “Gratidão por estar aqui hoje recebendo essa homenagem. Gostaria de agradecer o vereador Mário pelo Título e a todos que participaram desta celebração. Sinto-me honrado, abençoado e emocionado com essa honraria. Esta homenagem é muito importante, pois amo Apucarana”, disse padre Antônio. 

Homenagem ao padre Bertolin

O homenageado do vereador Marcos da Vila Reis, o padre José Antônio Bertolin, de 75 anos, nasceu em Ribeirão Claro e foi criado em Bom Sucesso. Durante sua caminhada, ele teve algumas realizações marcantes, como formador, pároco, vigário paroquial, diretor de colégio, provincial por nove anos, vice-provincial por quatro mandatos, conselheiro provincial por três mandatos, participou de seis capítulos gerais da Congregação dos Oblatos de São José, participou de quatro simpósios internacionais sobre São José, nos quais desenvolveu temas sobre a Teologia de São José. 

Além disso, o religioso escreveu livros sobre a Teologia de São José, sobre Jesus Cristo, sobre Maria, sobre a História dos Oblatos de São José no Brasil, e outros temas. Padre Bertolin também foi um dos responsáveis pela construção de uma igreja em Curitiba, várias obras no Colégio São José, do Memorial dos Oblatos e do Centro Iconográfico, que conta com seis mil ícones de Nossa Senhora e São José, o único no mundo. 

“É um sentimento de gratidão estar aqui recebendo essa homenagem. Agradeço muito o vereador Marcos, que é meu amigo, por esta homenagem e a todos os vereadores que aprovaram essa honraria, além de lembrar meu reconhecimento aos meus familiares e agradecer também a toda comunidade paroquial do Santuário São Jose”, enfatizou padre Bertolin. 

“Não tinha como não o tornar filho de Apucarana. Eu e minha família temos um amor pelo padre Bertolin, que esteve com a gente nos melhores e nos piores momentos, além de ele ter um currículo extenso de benfeitorias para nossa comunidade”, agradeceu Marcos, autor da honraria.

Veja fotos da sessão solene: