Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara sedia audiência pública do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Câmara sedia audiência pública do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência

por Assessoria de Imprensa publicado 21/09/2023 13h25, última modificação 21/09/2023 15h07
Evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (21) em alusão ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência
Câmara sedia audiência pública do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Liana Bassi, presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome Down

Na manhã desta quinta-feira (21), Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, a Câmara Municipal de Apucarana sediou uma audiência pública realizada pelo Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência, presidido por Daniela Siqueira. 

Representantes de entidades do município, como a Associação DownlLoAd de Apoio à Síndrome de Down, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses (Amaa), Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap), Instituto do Cego e Associação de Surdos estiveram presentes na audiência.

O evento contou também com a presença dos vereadores Rodrigo Lievore (União), Tiago Cordeiro de Lima (MDB) e Moisés Tavares (Cidadania), e do secretário de Assuntos Estratégicos, Danylo Acioli. Quem também esteve no evento desta quinta-feira foram os intérpretes de Libras, Everton Diogo Lisboa e Ediane Zacarias. Além disso, todos os convidados que participaram da audiência se apresentaram de forma inclusiva para os deficientes visuais. 

Segundo Liana Bassi, presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome Down, a audiência foi realizada em alusão ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. “Nosso intuito é a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. As dificuldades não existem apenas em Apucarana, mas em todo o Brasil. Primeiro, precisamos acabar com nosso preconceito, que nós chamamos de capacitismo. O capacitismo é olhar para as pessoas com deficiência e pensar que são incapazes de exercer funções laborais, de frequentar escola e ter uma vida comum e digna”, comenta.

Veja as fotos da audiência: