Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara terá sessões ordinárias no período noturno, no segundo semestre

Câmara terá sessões ordinárias no período noturno, no segundo semestre

por Assessoria de Imprensa publicado 11/07/2023 14h35, última modificação 11/07/2023 16h08
As primeiras sessões ordinárias de agosto, setembro, outubro e novembro, serão realizadas excepcionalmente no período noturno, com início às 19h30
Câmara terá sessões ordinárias no período noturno, no segundo semestre

A presidência articulou edição do ato com a mesa diretora e demais vereadores, alcançando unanimidade sobre realização de sessões noturnas no início de cada mês

A Presidência da Câmara Municipal de Apucarana anunciou, durante as sessões extraordinárias realizadas na manhã desta terça-feira (11), que voltará a ter sessões ordinárias no período noturno, no segundo semestre. A primeira sessão ordinária realizada à noite, portanto, será a do dia 7 de agosto, quando a Câmara retoma o período Legislativo, após o recesso parlamentar de julho.

O presidente da Câmara, vereador Luciano Molina (PL), explica, no entanto, que apenas as primeiras sessões programadas para os meses de agosto a novembro (dias 7 de agosto, 4 de setembro, 2 de outubro e 6 de novembro), serão realizadas à noite. As demais sessões ordinárias, neste período, serão mantidas no horário normal da Câmara, às segundas-feiras, com início às 16 horas.

O presidente Molina conversou com a imprensa durante as sessões extraordinárias nesta terça-feira, quando explicou que a mudança foi construída nas últimas semanas, em comum acordo com os vereadores. A mudança está definida conforme o Ato da Presidência 105, de 2023, que leva a assinatura de nove vereadores.

“Embora esse seja um ato da presidência, todos os vereadores presentes assinaram, porque isso é uma decisão unânime: a Câmara tem interesse em flexibilizar o horário de funcionamento das sessões para permitir uma maior participação pública. Quem trabalha e não pode acompanhar as sessões, realizadas normalmente no período da tarde, agora terá chance de participar do debate nas sessões que faremos à noite”, explica o presidente. Dois vereadores não participaram das sessões extraordinárias nesta terça-feira (11), justificando suas ausências, e que por isso não assinaram o ato: Franciley Preto Poim (PSD) e Antonio Garcia (União). Assinam o ato, além do presidente Luciano Molina (PL), o vice-presidente, Tiago Cordeiro (MDB); o primeiro-secretário, Rodrigo Recife (União); o segundo secretário, Mauro Bertoli (União); e os vereadores Antonio Facchiano (PSB), Marcos da Vila Reis (PSD), Lucas Leugi (PP), Mário Felippe (PROS) e Moisés Tavares (Cidadania).

Luciano Molina ainda informou que essa mudança, restrita apenas às primeiras sessões de cada mês, ao longo do segundo semestre, vai servir como um teste. “Se o fluxo de pessoas nas sessões aumentar e a medida se mostrar realmente positiva para a participação pública, poderemos inclusive discutir a mudança de nosso Regimento Interno para, eventualmente, voltarmos a realizar as sessões apenas no período noturno, como já foi no passado”, disse.