Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Cantata encerra atividades promovidas em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

por imprensa — publicado 04/04/2017 13h50, última modificação 04/04/2017 13h50
Participaram cerca de 340 alunos das Escolas Municipais

Vereadores e funcionários da Câmara e da Prefeitura de Apucarana foram presenteados com a cantata de alunos das Escolas Municipais. O evento, que contou com a presença de 340 crianças, marcou o encerramento das atividades promovidas em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Francisley Preto Godoi, o Poim, representando o presidente do Legislativo, vereador Mauro Bertoli, parabenizou os envolvidos e agradeceu especialmente a direção do Centro de Apoio Multiprofissional Escolar – CAME, pelas atividades desenvolvidas ao longo desse mês. “Sabemos da importância da conscientização de toda nossa população e da inclusão dessas pessoas. Temos hoje na rede municipal 19 alunos, e diagnosticados em nossa cidade cerca de 50 autistas. Esse trabalho é fundamental. Colocamos a Câmara Municipal a disposição para auxiliá-los e ajudá-los no que for preciso e necessário”, destaca Poim.

Também esteve presente, representando o prefeito Beto Preto, o chefe de gabinete, Pastor Othoniel Gonçalves que elogiou os trabalhos realizados nas escolas municipais. “Através do prefeito Beto Preto e da secretária Municipal de Educação, professora Marli, temos um excelente resultado na área da educação e isso reflete em vários segmentos da nossa cidade. Hoje os nossos cumprimentos especiais vão para a equipe do CAME que não mediu esforços e fez um brilhante trabalho durante todo esse mês”.

Segundo a coordenadora do CAME, Léia Sofia Viale, o Transtorno do Espectro Autista pode ser definido como um conjunto de prejuízos ao desenvolvimento das habilidades sociais, da comunicação e da cognição do ser humano. “Para conscientizar a comunidade sobre a importância do diagnóstico, do tratamento e principalmente da inclusão dos autistas na sociedade, o CAME uniu forças com o Departamento de Saúde Mental da Autarquia Municipal de Saúde para o planejamento e execução de uma extensa programação. Desde o início de março, ofertamos palestras sobre o Transtorno do Espectro Autista, sessões de cinema e piquenique voltados às crianças autistas, além de panfletagem no comércio”, detalha. Segundo ela as atividades realizadas esse mês dão o primeiro passo para a criação da AMA em Apucarana. “Destaco que os alunos autistas não são responsabilidade apenas da escola, mas sim responsabilidade de toda sociedade. Temos que nos unir e vencer preconceitos”, completa Léia. Encerrando o evento, os alunos cantaram o Hino do Autista.