Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Colégio Cívico-Militar Tadashi Enomoto abre Semana da Pátria nesta quarta-feira

Colégio Cívico-Militar Tadashi Enomoto abre Semana da Pátria nesta quarta-feira

por Departamento de Imprensa publicado 02/09/2021 11h39, última modificação 02/09/2021 11h39
Representando a Câmara Municipal, vereadora professora Jossuela, participou do ato
Colégio Cívico-Militar Tadashi Enomoto abre Semana da Pátria nesta quarta-feira

Semana da Pátria na Escola Tadashi Enomoto

Representando a Câmara Municipal de Apucarana, a vereadora professora Jossuela, participou na tarde desta quarta-feira (01/09), da abertura da Semana da Pátria no Colégio Cívico-Militar Tadashi Enomoto. A solenidade, organizada pela diretora da instituição Daniele Cristina Hegeto de Freitas Violin, foi acompanhada pelo prefeito Junior da Femac, pelo Chefe do Núcleo Regional de Educação, Vladimir Barbosa da Silva, pelo vereador Luciano Molina, pelo diretor-militar sargento Roberto Camargo, corpo docente e tutores militares da instituição.

Em Apucarana apenas três colégios estaduais aderiram ao novo modelo de gestão oferecido pelo Governo do Estado do Paraná, que mescla o currículo pedagógico tradicional com atividades de civismo, cidadania e disciplina sob a tutela de policiais militares.

“É um orgulho participar desta solenidade, ao lado dos alunos da Escola Cívico-Militar da nossa cidade. A Semana da Pátria é uma semana importante onde reforçamos o papel do civismo e da cidadania. Tão importante quanto relembrar a história, é saber que os alunos que participaram deste ato fazem parte do futuro, uma continuação da nossa luta por uma sociedade mais justa, solidária e de oportunidades”, disse a vereadora.

O prefeito Junior da Femac destacou que com 398 alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a Escola iniciou o mês de setembro com as comemorações alusivas à independência. “Pátria é a união entre povo e território. Esse solo onde pisamos, chamado Brasil, que precisamos preservar, defender, e o povo, que somos todos nós. Para chegarmos a ser a Pátria que somos hoje, foi uma luta de séculos onde muita gente deu a própria vida. Em Apucarana temos este sentimento muito vivo, por isso lutamos para que todos tenham oportunidade de ser felizes”, disse o prefeito Júnior da Femac, destacando o apreço pelo modelo cívico-militar nas escolas. “O povo é formado de pessoas que trabalham, estudam. Vocês (alunos) estão no momento de se prepararem, de focar no futuro. São o bem mais precioso desta nação e hoje têm a oportunidade de estudar em uma escola diferenciada, de excelência, que vai contribuir para que se realizem como pessoas e avancem muito na vida”, concluiu o prefeito de Apucarana.

O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), professor Vladimir Barbosa, enalteceu a presença do prefeito e fez um agradecimento público. “Voltamos às aulas presenciais muito em função da prefeitura ter providenciado o transporte escolar”, agradeceu Silva, que confirmou para o final desta semana a chegada dos uniformes para os alunos das escolas civico-militares. “O NRE de Apucarana será o primeiro de todo o Paraná a receber os uniformes. A entrega será feita pelo próprio Governador Ratinho Júnior, em ato na cidade de Jandaia do Sul”, comunicou.