Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão de Assuntos Relevantes se reúne com Jurídico da Prefeitura de Apucarana

Comissão de Assuntos Relevantes se reúne com Jurídico da Prefeitura de Apucarana

por imprensa — publicado 18/04/2019 17h29, última modificação 18/04/2019 17h29
Foram discutidas o cumprimento das Leis que estão em análise pela Comissão
Comissão de Assuntos Relevantes se reúne com Jurídico da Prefeitura de Apucarana

Comissão se reúne com Dr. Paulo Vital na Prefeitura de Apucarana

Leis aprovadas pela Câmara Municipal de Apucarana e que já estão em vigor desde 2017 foi o tema central da reunião realizada esta tarde na Procuradoria Jurídica da Prefeitura Municipal de Apucarana. Participaram do encontro com o Procurador Jurídico do Município, Dr. Paulo Vital, o presidente da Comissão de Assuntos Relevantes, vereador Antônio Marques da Silva, Marcos da Vila Reis, acompanhado dos demais membros, os vereadores Franciley Preto Godoi, Poim, Antônio Carlos Sidrin, Gentil Pereira e Lucas Ortiz Leugi, além do Procurador Jurídico da Câmara Municipal de Apucarana, Dr. Danylo Acioli. Na ocasião, a Comissão entregou ao procurador do Município um ofício com pedido de informações e justificativas para que seja informado se existe ou não o cumprimento da Lei nº 47/2017 que institui o Programa Cidade Verde.

Paulo Vital recebeu o ofício e destacou que dentro do prazo apresentado pela Comissão dará um retorno sobre os questionamentos. “Recebemos a Comissão e tivemos uma reunião sobre a efetividades das Leis. Eles apresentaram um ofício solicitando algumas informações sobre Leis revisadas pela Comissão e nós vamos responder no prazo de 15 dias. Durante o encontro também sugerimos a criação de uma Comissão de Revisão Legislativa nos moldes que a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná fez, onde foram revogadas quase 5 mil Leis. É importante ampliar o escopo dessa Comissão e fazer um estudo realmente mais profundo sobre a questão das Leis do Município de Apucarana”, disse o procurador. Segundo ele o município mantém um diálogo aberto com a Comissão da Câmara Municipal, nos trabalhos realizados.

No início da reunião, Dr. Paulo Vital apresentou aos vereadores um relatório de leis federal e estadual que compreende: leis federais: 13.414 leis ordinárias, 13 leis delegadas, 18 códigos, 157 leis complementares, 16 estatutos, 8.985 decretos, 2.481 decretos leis, 17 atos institucionais. No Paraná são: 18.953 leis ordinárias, 202 leis complementares e 6.107 decretos. A Assembléia Legislativa do Paraná revogou 4.354 leis.

COMISSÃO SE REUNE SEMANALMENTE PARA ANALISAR AS LEIS DO LEGISLATIVO

O presidente, Marcos da Vila Reis, frisou que o vereador tem como meta principal fiscalizar, mas explicou a Comissão aprovada ganha força com o trabalho realizado. “A Comissão tem uma relevância maior porque são cinco vereadores que estão representando toda a Câmara Municipal. Estamos trabalhando e fiscalizando Leis do Legislativo. Iniciamos o nosso trabalho revendo as Leis de 2017 e em seguida vamos para as aprovadas em 2018. Obedecemos aos trâmites e tempo que levaram para entrar em vigor e começarem a ser cumpridas. Com o passar dos 90 dias a Comissão vai estar analisando as Leis. Em seguida vamos procurar Prefeitura, Sanepar, Copel, instituições, empresas que devem cumprir as Leis, executá-las e verificar o trabalho. Caso não forem cumpridas vamos tomar as medidas necessárias, conversando e revendo o que poderá ser feito”, explica.

Segundo o presidente, o intuito da Comissão além de fiscalizar as leis que não estão sendo aplicadas e cumpridas, é buscar soluções para as mesmas. “Agora que entregamos o ofício para o Município de Apucarana, referente a Lei 47/2017, vamos na segunda-feira até a Viação Apucarana e ver o que está sendo feito em relação a Lei nº 48/2017, onde passageiros considerados obesos, mulheres em estado gestacional avançado e pessoas com deficiência estão desobrigados a utilizarem as catracas dos ônibus que integram o Sistema de Transporte Coletivo Urbano no âmbito de Apucarana, de autoria do vereador Lucas Leugi”, relata.

O vereador Marcos pediu ajuda da comunidade para que entrem em contato com a Câmara e falem sobre as Leis. “Quem conhece as Leis e sabe que não estão sendo cumprida, nos ajudem. As vezes procuramos os órgãos competentes e eles nos relatam o cumprimento e na verdade a mesma não está sendo cumprida. Portanto peço a ajuda da nossa comunidade nesta luta”, conclamou.

SEGUNDO LOTE

Marcos adiantou que um novo lote de Leis será analisado pela Câmara já na segunda-feira. “Vamos nos reunir para separar as Leis e analisa-las e já adianto que assim que terminar 2017 e 2018, essa Comissão tem 180 dias para trabalhar, ou seja, temos seis meses, podendo ser prorrogado e nossa meta é entrar em 2016, 2015, 2014, 2013 e assim por diante. As Leis estão funcionando, são importantes? A aplicabilidade para o município é importante? Não é? Se não forem importantes vamos requerer ao Plenário da Câmara a sua revogação ou quem sabe uma alteração”, completou.

A cada 15 dias a Câmara deverá receber dos órgãos que encaminharam os ofícios, um retorno sobre a aplicabilidade das Leis. “No final, faremos um relatório e tenho certeza que o resultado será positivo para a cidade de Apucarana”, finalizou Marcos da Vila Reis.