Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Conscientização do autismo é tema abordado durante sessão desta segunda (8)

Conscientização do autismo é tema abordado durante sessão desta segunda (8)

por Assessoria de Imprensa publicado 11/04/2024 15h10, última modificação 11/04/2024 15h10
Na pauta desta segunda (8) foram aprovados quatro projetos de lei, oito requerimentos e duas moções
Conscientização do autismo é tema abordado durante sessão desta segunda (8)

Presidente e vereadores receberam integrantes da Amaa e o vereador Jairo Tamura (União), de Londrina

No mês de conscientização do autismo, o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Luciano Molina (AGIR) e demais vereadores, receberam no espaço Tribuna Livre durante a sessão ordinária desta segunda-feira (8), a presidente Maria Honorato e a integrante da diretoria Cristina Pedroso, da Associação de Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses (Amaa), além do vereador Jairo Tamura (União), que atua na conscientização sobre o autismo e é autor de leis que estão em vigor em Londrina. 

Durante o pronunciamento, Cristina relatou dificuldades que crianças autistas têm na rede municipal de ensino. Por isso, ela defendeu a disponibilização de equipes multidisciplinares para auxiliá-las na rotina escolar. “Essa falta de apoio afeta o desenvolvimento e autonomia das crianças”, ressaltou. 

Dentro do tema, os vereadores aprovaram, em primeiro turno, o Projeto de Lei nº 30 de 2024, de autoria do vereador Moisés Tavares (PP), que dispõe sobre o prazo de validade do Laudo Médico Pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista no Município de Apucarana. 

Ainda na segunda foi apresentada a prestação de contas de março, e foram votados mais três projetos de lei, oito requerimentos e duas moções.

A população pode acompanhar a sessão pelas redes sociais da Câmara, como Facebook e YouTube 

Veja na íntegra: 

Segundo turno de votação  

1 - Projeto de Lei nº 17 de 2024 – de autoria do vereador Lucas Leugi, dispõe sobre a redução de velocidade em todas as vias públicas nas imediações do Lago Jaboti, por meio de regulamentação de velocidade máxima e dá outras providências. 

Primeiro turno de votação 

2 - Projeto de Lei nº 30 de 2024 – de autoria do vereador Moisés Tavares, dispõe sobre o prazo de validade do Laudo Médico Pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista no Município de Apucarana, como especifica. 

3 - Projeto de Lei nº 32 de 2024 – de autoria do vereador Luciano Molina, estabelece no âmbito do município de Apucarana sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais, e dá outras providências. 

4 - Projeto de Lei nº 34 de 2024 – de autoria do vereador Moisés Tavares, fica instituída a lei "Arthur Gabriel Vieira Borges", que inclui no calendário oficial de eventos do Município de Apucarana o "Dia Municipal de Conscientização da Hemofilia", a ser comemorado no dia 17 de abril de cada ano, conforme especifica. 

Votação em discussão única 

5 - Requerimento nº 35 de 2024 – de autoria do vereador Marcos da Vila Reis, traz o pedido de informações ao Prefeito Municipal, sobre a viabilidade da contratação de mais psicólogos para atenderem nas unidades básicas de saúde do Município. 

6 - Requerimento nº 36 de 2024 – de autoria do vereador Marcos da Vila Reis, traz o pedido de informações ao Prefeito Municipal, sobre a viabilidade de serem feitas melhorias nos carreadores dos produtores rurais do Município de Apucarana. 

7 - Requerimento nº 37 de 2024 – de autoria do vereador Franciley Poim, traz o pedido de informações ao Prefeito Municipal, sobre a previsão da instalação de dois aparelhos de ar condicionado na Capela Mortuária do Distrito de Pirapó. 

8 - Requerimento nº 38 de 2024 – de autoria do vereador Tiago Cordeiro, traz o pedido de informações ao Prefeito Municipal, sobre a possibilidade da regularização fundiária dos imóveis do Núcleo Habitacional Osmar Guaraci Freire, através do Programa Moradia Legal, parceria realizada entre o Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério Público do Paraná e a Prefeitura Municipal de Apucarana. 

9 - Requerimento nº 39 de 2024 – de autoria do vereador Tiago Cordeiro, traz o pedido de informações ao Prefeito Municipal, sobre a possibilidade da regularização fundiária dos imóveis do Jardim Novo Horizonte, através do Programa Moradia Legal, parceria realizada entre o Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério Público do Paraná e a Prefeitura Municipal de Apucarana. 

10 - Requerimento nº 40 de 2024 – de autoria do vereador Antonio Garcia, trata-se do pedido de informações ao Prefeito Municipal, sobre a possibilidade da regularização fundiária, através do Programa Moradia Legal, parceria realizada entre o Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério Público do Paraná e a Prefeitura Municipal de Apucarana dos imóveis localizados nos jardins Mirian Maria e Beviláqua, no Distrito de Vila Reis. 

11 - Requerimento nº 41 de 2024 – de autoria do vereador Marcos da Vila Reis, traz o Pedido de informações ao Prefeito Municipal, sobre a viabilidade da instalação de iluminação pública na praça recém construída na Rua Emílio de Menezes, ao lado do Parque do Japira, no Jardim América. 

12 - Requerimento nº 42 de 2024 – de autoria do vereador Franciley Poim, trata-se do pedido de informações ao Prefeito Municipal, sobre a pavimentação asfáltica na Vila Rural Terra Prometida, no Distrito de Caixa São Pedro. 

13 - Moção nº 4 de 2024 – de autoria do vereador Franciley Poim, propõe MOÇÃO DE APLAUSOS ao Diácono DARCY ORLANDO BAMPATO, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense, em especial na Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Distrito de Pirapó. 

14 - Moção nº 5 de 2024 – de autoria do vereador Tiago Cordeiro, propõe MOÇÃO DE APLAUSOS, a Cabo FERNANDA AQUINO DE SIQUEIRA KURUNCI, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense, em especial pelo salvamento da recém nascida Stella, que havia se engasgado com leite materno e foi salva através da manobra de Heimlich, no último dia 10 de janeiro.