Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Curso organizado pela Câmara capacita na luta contra drogas

Curso organizado pela Câmara capacita na luta contra drogas

por Administrador publicado 02/09/2011 10h07, última modificação 08/04/2016 17h42
Um curso de capacitação sobre substâncias lícitas e ilícitas será realizado em Apucarana, nos dias 13 e 14, das 14 às 18 horas, no Auditório da Faculdade de Apucarana (FAP).

Os instrutores são Nelson Venâncio Júnior e Maria Cristina Venâncio, do Centro Antitóxico de Prevenção e Educação (Cape), do Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc) de Curitiba. A capacitação será certificada pela FAP, com inscrições limitadas.

“Esta é uma oportunidade muito importante para todas as pessoas que trabalham com a realidade das drogas em seu dia a dia, seja na escola, seja no ambiente de trabalho, seja na própria vida familiar”, afirma a vereadora Lucimar Scarpelini (PP), idealizadora do curso. Nos últimos meses, a vereadora vem denunciando o crescimento da violência no município, principalmente contra jovens, por causa do tráfico de drogas. Ela também cobra há anos a implantação do Conselho Municipal Antidrogas, que seria um fórum permanente para o debate e adoção de políticas públicas contra o problema.

Lucimar lembra que o CAPE foi criado na estrutura organizacional da Delegacia Antitóxicos, no ano de 1994, pela Resolução n.º. 226/94 da Secretaria Estadual de Segurança Pública, com a finalidade de desenvolver ações no âmbito do atendimento, orientação, encaminhamento e acompanhamento aos usuários de substâncias que determinem dependência física ou psíquica, como também os autuados na Delegacia.

Visa possibilitar ajuda aos respectivos familiares que necessitam informações, esclarecimentos a respeito do problema da drogadição por parte de seus filhos, bem como a formação de agentes multiplicadores para o combate ao uso de entorpecentes, sem nunca deixar de lado a atividade repressiva, que é a atividade fim da Polícia Judiciária, em conjunto com a atividade preventiva. O CAPE é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por policiais, psicólogos, assistentes sociais, estagiários e voluntários. Estas atividades de prevenção são desenvolvidas através de vários programas.

Dentro do Programa de Prevenção, reúne-se uma equipe multidisciplinar voltada a sensibilização dos diferentes profissionais que atuam com criança, adolescente, jovem e adulto, no sentido de fornecer, pela troca de experiências teóricas e práticas, que permitam a cada um fazer do seu cotidiano, uma vivência natural de prevenção e educação, capazes de reverter o quadro de dependências físicas e psíquicas que hoje permeia a sociedade.

Maiores informações sobre o curso podem ser obtidas das 12 h às 18 h pelos fones (43) 3420-7020 - 3420-7041.

02/09/2011

registrado em: