Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Dia da Consciência Negra é destaque na Câmara

Dia da Consciência Negra é destaque na Câmara

por Administrador publicado 28/11/2011 12h21, última modificação 08/04/2016 17h42
Para comemorar o Dia da Consciência Negra no Brasil, que aconteceu no dia 20, esteve na Câmara de Apucarana, nesta semana, Carlos Alberto Figueiredo, do Movimento Apucaranense da Consciência Negra (Macone).

Ele falou sobre temas como preconceito racial e oportunidades para brancos, negros e representantes de outras raças no mercado de trabalho, na rede ensino, na área da saúde e em outros segmentos. “Houve uma redução do preconceito e isso tem que ser comemorado. Mas isso ocorreu através de muita luta e o empenho de todos deve continuar”, assinalou.

Figueiredo, que esteve na Câmara a convite do vereador Júnior da Femac (PDT), diz que os negros acompanham com interesse a discussão que se trava hoje sobre o bullying. “Nós, negros, já sofremos com o bullying há muitos anos. Éramos chamados de ‘negros fedidos’, ‘cabelo de bombril’ e tantos outros termos ofensivos. É importante ver como a sociedade, mesmo de forma lenta, começa a despertar para essas questões”, acrescentou.

O representante do Macone também lembrou que a ONU declarou este ano como Ano Internacional dos Afro-Descendentes, oportunidade para que a discussão contra a discriminação racial seja aprofundada em todos os países. Por fim, ele lembrou o convite para a participação da Campanha Brasileiro do Laço Branco, que busca o engajamento dos homens na luta contra a violência cometida contra as mulheres e que em Apucarana está sendo organizada pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família e pelo Instituto de Atenção à Mulher Apucaranense (Iama). “É um evento da maior importância e que deve mobilizar toda a sociedade. Nós apoiamos todo movimento contra a violência e esperamos que as mulheres, brancas, negras, de qualquer origem, sejam respeitadas em todos os seus direitos”, finalizou Figueiredo.

28-11-11