Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Dom Armando Círio é Cidadão de Apucarana

Dom Armando Círio é Cidadão de Apucarana

por Administrador publicado 21/09/2009 17h32, última modificação 08/04/2016 17h42
A Câmara Municipal de Apucarana entregou, em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (16), o título de “cidadão honorário” a Dom Armando Círio – primeiro e único bispo josefino do Brasil. À frente da diocese de Apucarana, foi ele quem coordenou as obras da construção da catedral.

Ele chegou na cidade na década de 40 e coordenou as obras da construção da Catedral

A proposição, aprovada por unanimidade, foi do presidente do Legislativo, Mauro Bertoli (PTB). A solenidade reuniu lideranças políticas, religiosas e comunitárias de Apucarana e região, além de familiares e amigos do homenageado.

Dom Armando Círio foi ordenado padre na cidade de Asti, na Itália, no dia 29 de junho de 1940. Passou os primeiros seis anos de padre na Itália: um ano e pouco como vice-reitor de um orfanato em Asti, três anos como reitor de um colégio de regime de semi-internato e como professor do Seminário Diocesano da Cidade de Nuoro, na Ilha da Sardenha, e pouco mais de um ano em paróquias de Sesto Fiorentino, perto de Florência, região Toscana.

Quando chegou ao Brasil, prestou os seus primeiros serviços pastorais em paróquias na cidade de Botucatu, São Paulo. “Em meados de 1948, os padres Oblatos de São José foram convocados pelo bispo de Jacarezinho, Dom Geraldo de Proença, a começarem sua caminhada no Norte do Paraná. Primeiramente na paróquia de Marilândia do Sul e depois em Apucarana”, discursou Bertoli.

Já instalada em Apucarana, a Congregação nomeou como pároco Dom Armando Círio, o qual tomou posse em 14 de novembro de 1948, ficando aqui por quase 12 anos. Em 28 de agosto de 1960, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (hoje a Catedral), que ele construiu, foi ordenado bispo.

“Nos quase 12 anos passados em Apucarana, Dom Armando Círio, juntamente com seus irmãos da Congregação, sempre cheios de iniciativas de empreendimentos, realizaram entre tantas obras, a construção do Colégio São José, do Santuário de São José e também como benfeitor o Colégio Nossa Senhora da Glória, juntamente com as irmãs Servas de Maria Imaculada”, acrescentou Bertoli.

Para ele, a homenagem é uma forma de dizer obrigado a Dom Armando Círio. Bertoli lembra que a idéia da homenagem surgiu durante encontro de pioneiros nos 60 anos da Igreja dos Oblatos de São José. “Eles me pediram que apresentasse o título como forma de resgatar a história da Igreja e do grande trabalho feito por Dom Armando não só em Apucarana, mas em toda a Diocese e eu o fiz com muita satisfação. É o tipo de homenagem que faz justiça e que engrandece o próprio Poder Legislativo”, ressaltou Bertoli.

Dom Armando mostrou-se emocionado com a homenagem. Ele lembrou famílias de pioneiros de Apucarana, destacou a luta dos primeiros anos, lembrando que a primeira igreja de madeira tinha capacidade para duas mil pessoas. “Mas não enchia, pois Apucarana não tinha dois mil habitantes”, comentou. Ele lembra que o município, hoje com mais de 120 mil habitantes, foi resultado da luta daqueles que chegaram na região e enfrentaram todas as adversidades por acreditar no potencial dessas terras.

Várias autoridades que fizeram uso da palavra – entre elas o prefeito João Carlos de Oliveira e o bispo emérito Dom Domingos Wisnievski - destacaram que Dom Armando há muito já havia feito justiça à homenagem.