Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Duplicação Apucarana a Jandaia sai em 2012; contorno leste só em 2020

Duplicação Apucarana a Jandaia sai em 2012; contorno leste só em 2020

por Administrador publicado 05/10/2009 23h02, última modificação 08/04/2016 17h42
Diretores das concessionárias Rodonorte e Viapar estiveram nesta segunda-feira (05) na Câmara de Apucarana, reunidos com o presidente Mauro Bertoli (PTB) e vários outros vereadores.

Eles estiveram acompanhados por José Ferreira Heidgger, do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), gerente de concessão do Lote II, que compreende a área sob gestão da Viapar. Entre outras coisas, a Viapar anunciou para 2012 a duplicação da rodovia entre Apucarana e Jandaia do Sul, num total de 16,5 quilômetros. “A obra deverá estar concluída em 2013 e o custo estimado é de cerca de R$ 50 milhões”, afirmou Marcelo Machado, diretor da Viapar. Com a obra, ficará todo duplicado o trecho de Londrina a Apucarana e de Apucarana a Maringá.

Havia expectativa entre os vereadores quanto ao contorno leste de Apucarana, mas a Viapar afirmou que ele só será iniciado em 2020. A obra será iniciada nas imediações da Vila Reis, seguindo até as proximidades de Aricanduva, no município de Arapongas, atingindo cerca de 20 quilômetros. Ela está orçada em R$ 89 milhões. A confirmação de que a obra será executada em 2020 foi feita por Jurandir Barrocal Netto, diretor da Rodonorte. A reunião foi resultado de um requerimento apresentado pelo vereador Marquinhos do Bicho (PTC).

Tanto a Rodonorte quanto a Viapar informaram aos vereadores que não faz parte do contrato a instalação de passarelas ou rotatórias como as que estão sendo reivindicadas para acesso ao Núcleo Adriano Correa e João Paulo. Segundo eles, todo investimento que não está previsto em contrato só pode ser feito mediante acordo entre as partes para um realinhamento no valor do pedágio. As duas concessionárias, porém, colocaram-se à disposição do município para atuar como parceiras na busca de soluções que possam melhorar o fluxo do tráfego e a segurança dos usuários. No caso da Vila Reis, a Rodonorte informou ao vereador Valdir Frias que pretende construir uma rotatória capaz de atender, ao mesmo tempo, o distrito e o aeroporto.

O vereador Aldivino Marques, o “Val”, pediu que as duas empresas forneçam um relatório sobre todas as obras que estão previstas para o município de Apucarana até o final do contrato de concessão, que ainda vai durar mais 12 anos. Os vereadores vão formar uma comissão para levantar demandas que possam ser resolvidas pelo município em parceria com o DER e as concessionárias. No geral, eles ficaram satisfeitos com as explicações. “Apucarana tem uma frota de mais de 48 mil veículos e mais de 5 mil motos. Além disso, é um pólo universitário, com mais de 40 cursos superiores. O horário de pico, o tráfego vira um caos. Precisamos pensar a cidade para o futuro”, afirmou Mauro Bertoli. Também participaram da reunião Lucimar Scarpelini (PP), Carmelo Ribeiro (PSDB), Telma Reis (PMDB), Marquinhos do Bicho e José Airton Araújo, o Deco (PR).

registrado em: