Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em Curitiba, no TRE, vereadora Márcia define cronograma do “Parlamento Jovem”

Em Curitiba, no TRE, vereadora Márcia define cronograma do “Parlamento Jovem”

por imprensa — publicado 24/01/2018 17h35, última modificação 24/01/2018 17h32
A primeira reunião oficial, seguindo o cronograma, será no dia 27/02

A vereadora Márcia Sousa esteve na última semana em Curitiba onde participou de reunião no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) para definir o cronograma do "Parlamento Jovem 2018".

Recepcionadas pela coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, Juliana Paula Zigovski e pela colaboradora Mary Natsue Ogawa, a vereadora acompanhada das assessoras Gabriela Cogo Bettelli e Priscila Assis discutiram os próximos passos que serão dados, tanto pelo legislativo como pelo Tribunal, para implantação do Projeto. “Aprovamos o Projeto de Resolução no dia 20 de Outubro de 2017 e agora temos um cronograma para cumprir até a implantação do mesmo. Já fizemos contato tanto com o TRE como com o Núcleo Regional de Educação e Autarquia Municipal de Educação. Nossa primeira reunião oficial, seguindo o cronograma, será no dia 27/02, no cartório para apresentação do projeto e termo de adesão. A reunião em Curitiba foi produtiva e demos um grande passo na implantação do projeto”, adianta Márcia.

A vereadora lembra que o Parlamento Jovem tem como objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação. “Levaremos a discussão sobre as funções e a importância do Poder Legislativo para dentro das escolas, ampliando-se a informação e o conhecimento dos jovens sobre os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Câmara dos Vereadores e no Município de Apucarana”.

Segundo ela a experiência que se propõe é aproximar a sociedade, e em especial os jovens, do esforço empreendido pela Câmara na elaboração das leis que atendam aos reais interesses da população do município, bem como na fiscalização e no controle dos atos do Poder Executivo Municipal. “Tudo acontecerá no Plenário da Câmara de Vereadores, que é o mesmo lugar onde os Vereadores realizam as sessões da Câmara. Os jovens desenvolvem atividades parlamentares com assistência de professores e seus trabalhos serão publicados por Edital afixado na Câmara Municipal. Com a presente Lei somamo-nos a este esforço nacional em discutir e aprofundar um debate de tamanha envergadura para o qual, contamos com a participação dos nobres pares”, finaliza.

Foto: Divulgação Vereadora Márcia