Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em Curitiba, vereadora Márcia Sousa participa de reunião e discute sobre projetos para Apucarana

Em Curitiba, vereadora Márcia Sousa participa de reunião e discute sobre projetos para Apucarana

por imprensa — publicado 30/08/2017 10h50, última modificação 30/08/2017 13h40
Programa Justiça no Bairro e Titulação de Imóveis foram temas discutidos durante o encontro

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, recebeu na segunda-feira (28/08) a visita da desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Joeci Camargo. Os dois conversaram sobre uma proposta para que a empresa participe do programa Justiça do Bairro, idealizado por Joeci, e que consiste na oferta de serviços jurídicos de forma gratuita para famílias de baixa renda em municípios paranaenses.

A participação da Cohapar envolveria o programa de regularização de imóveis sem documentação e o cadastro de famílias para a construção de casas populares. Segundo Lupion, além de agregar um novo serviço ao programa, a parceria pode ajudar na divulgação de projetos que já são disponibilizados à população paranaense pela companhia. 

Projetos para Apucarana 

Durante a reunião, também foram discutidas ações específicas voltadas à cidade de Apucarana, na região do Vale do Ivaí. A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, a vereadora Márcia Sousa, que representou o prefeito Beto Preto, e a assessora da vereadora, Priscila de Assis, participaram o encontro. 

De acordo com Lupion, os especialistas da Cohapar já trabalham em um processo para promover a titulação de imóveis irregulares para diversas localidades, em especial para a comunidade Novo Horizonte, dentro do programa Morar Legal Paraná. “Existe um processos em andamento para enquadrar as famílias residentes no programa e dar início à contratação de empresas especializadas para execução do serviço com custos reduzidos”, afirma o presidente da Cohapar.

“Foi uma viagem produtiva e tivemos excelentes resultados. Sempre buscamos melhoria para a nossa cidade. Nesta viagem estive acompanhada da secretária Ana Paula Nazarko, mas na semana do dia 15 estive com o prefeito Beto Preto conversando com a desembargadora sobre a possibilidade de regularização fundiária pelo Programa Justiça No bairro. A Dra. Joeci agendou com a Cohapar para que firmássemos parcerias. E, nessa viagem conseguimos que o valor de 60 parcelas de R$ 80 não será cobrado. Conseguimos a gratuidade. A parceria Cohapar e Judiciário se estende para mais de 2 mil lotes na nossa cidade. Apucarana deixa de arrecadar impostos, as famílias não conseguem financiamento para ampliação e reforma porque não possuem a escritura do imóvel”, explica a vereadora.

Justiça no Bairro 

Segundo a vereadora o Justiça no Bairro será nos dias 10 e 11 de Novembro de 2017, em Apucarana. Entre os serviços oferecidos estão reconhecimento de maternidade e paternidade; processos de divórcio, pensão alimentícia, guarda e responsabilidade; regulamentação de visitas; suprimento de idade para casar; retificação de registro civil; casamento coletivo; emissão de Carteira de Identidade e CPF.

Segundo a desembargadora, já existe um convênio entre Cohapar e TJ-PR para o setor e o intuito agora é estreitar os laços para facilitar o trabalho. “Vamos estudar o funcionamento do Morar Legal Paraná para avaliar qual a melhor forma de colaborarmos com esta iniciativa em benefício da população mais carente”, explica Joeci. 

Acompanharam a reunião pela Cohapar o diretor de Obras, Roberto Erzinger, o diretor de Regularização Fundiária em exercício, João Naime Neto, e o assessor de Regularização Fundiária Guilherme Cherobim.