Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em Curitiba, vereadores prestigiam entrega do Prêmio Sebrae “Prefeito Empreendedor”

por Departamento de Imprensa publicado 02/06/2022 09h20, última modificação 04/07/2022 13h45
O título foi entregue ao vice-prefeito Paulo Vital, que representou o prefeito Junior da Femac na solenidade

Entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Os vereadores Rodrigo Recife, Luciano Facchiano e Jossuela Pirelli acompanharam o vice-prefeito Paulo Vital na cerimônia de divulgação dos ganhadores do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizado na noite desta terça-feira (31/05), em Curitiba. O vice-governador do Paraná, Darci Paina, também participou do evento.

O Prêmio Sebrae “Prefeito Empreendedor” reconhece gestores que implantaram projetos, com resultados comprovados, de incentivo ao desenvolvimento de pequenos negócios. Apucarana concorreu na categoria Empreendedorismo na Escola.

Paulo Vital destacou que o resultado demonstra que os alunos de Apucarana estão recebendo educação de qualidade. “Isso é fundamental para que eles se tornem cidadãos vencedores, capazes de trabalhar em equipe, enfrentar os desafios, solucionar os problemas e agarrar as oportunidades que aparecerem ao longo das suas vidas,” disse o vice-prefeito Paulo Vital.

O projeto Sementes do Futuro, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação junto aos 23 centros infantis (CMEIs) e 35 escolas da sua rede, rendeu a Apucarana o segundo lugar estadual no XI Prêmio Sebrae “Prefeito Empreendedor”. Entre os municípios de médio e grande porte, Apucarana ficou em primeiro lugar.

Segundo a secretária de educação Marli Fernandes, o projeto Sementes do Futuro contribui para o desenvolvimento de conteúdos contemporâneos e essenciais, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular do Paraná (RCPR), como a conscientização ambiental, a sustentabilidade, a prevenção de doenças e o empreendedorismo.

“Na primeira etapa do projeto, os alunos aprendem, de forma lúdica e prática, a confeccionarem brinquedos e objetos de decoração a partir do lixo reciclável e a cultivarem hortas e jardins, com o plantio de temperos, ervas medicinais e verduras. Em uma segunda etapa, os produtos advindos dessas atividades são vendidos em feiras promovidas pelas escolas. Já na fase final, as turmas calculam e decidem, com a ajuda dos professores, o que vão fazer com o lucro obtido nos empreendimentos. As principais escolhas das crianças são visitas à sorveteria e passeios no cinema,” detalhou a secretária.

O prefeito Junior da Femac acrescentou que o projeto Sementes do Futuro também auxilia no combate de epidemias, sobretudo aquelas relacionadas à proliferação do mosquito Aedes aegypti. “O projeto incentiva os estudantes a procurarem e a eliminarem possíveis focos de água parada nos quintais de suas casas. Eles também são encorajados a compartilharem as informações que recebem nos CMEIs e Escolas, sobre doenças como a Dengue, a Zika, a Febre Chikungunya e, mais recentemente, a Covid-19, com os seus familiares e amigos. Em suma, eu acredito que estamos formando uma geração de vencedores para o futuro de Apucarana,” afirmou.

O município de Ubiratã, localizado no oeste do estado, ficou em primeiro lugar na categoria Empreendedorismo na Escola, do XI Prêmio Sebrae “Prefeito Empreendedor”. Já o município de Cafezal do Sul, no noroeste Paranaense, alcançou o terceiro lugar.

Esteve presente na premiação, além dos vereadores, o consultor do Sebrae-Apucarana, Tiago Cunha.

registrado em: , ,