Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em primeira votação, Câmara aprova Título de Cidadão Honorário ao jornalista Edison Costa

por Departamento de Imprensa publicado 07/12/2020 18h15, última modificação 07/12/2020 18h15
Outros projetos foram discutidos e votados pelos vereadores e vereadora na primeira sessão ordinária do mês de dezembro

Sessão Ordinária de 07 de dezembro

Na sessão ordinária desta segunda-feira (07/12) foi aprovado, em primeira votação, o Título de Cidadão Honorário de Apucarana ao jornalista Edison Costa. A honraria é de autoria do vereador José Airton Deco de Araújo. “O Edison é um dos profissionais de imprensa mais querido em Apucarana e em todos os municípios de região. Sua trajetória profissional é brilhante. Edison é formado pela Universidade Estadual de Londrina e trabalhou por 36 anos como repórter entre os Jornais Tribuna da Cidade e em seguida Tribuna do Norte”, destacou o vereador.

Segundo ele, com sua dedicação, o jornalista conseguiu vários prêmios de jornalismo, tanto estadual como nacional. “Edison sempre levou o nome de Apucarana para todo o Paraná e Brasil com suas reportagens especiais destacando as grandezas econômico-sociais do município e toda região”, completou Deco. “Sua história de vida também é um exemplo. Estou grato de fazer essa pequena homenagem a esse grande profissional”, pontuou.

Os vereadores Molina, Rodolfo Mota e Marcos da Vila Reis também homenagearam Edison Costa e parabenizaram pelo Título. “Um jornalista que primou pela ética. Um ser humano sensacional. Estamos felizes em conceder esse título”, disse o presidente, professor Molina.

O jornalista acompanhou a sessão no plenário da Casa e destacou a homenagem que recebeu. “Fico muito agradecido pelo reconhecimento da Câmara de Vereadores de Apucarana, depois de 36 anos atuando no jornalismo da cidade e da região. Esta homenagem não é só para mim, mas para todos aqueles que me acolheram quando vim trabalhar em Apucarana em 1984, em especial aos meus patrões (Baltazar Eustáquio de Oliveira – Taquinho, Ricardo seixas Amaral, Umberto Bastos Sacchelli e Nilson Alves Ribeiro (In Memoriam), dos jornais Tribuna da Cidade e Tribuna do Norte, e de todos os meus companheiros de trabalho e de imprensa com os quais convivi e tenho convido durante todo esse tempo”, relatou o homenageado.

PRÊMIOS

Entre os prêmios que o jornalista recebeu destacam-se Prêmio CEAD de Reportagem, em 1995, promovido pelo antigo Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Pequena e Média Empresa do Paraná (atual Sebrae-PR), com a matéria "Uma formiguinha na rodoviária", destacando uma pequena empresa que ocupava um dos boxes da rodoviária de Califórnia; Prêmio ABCR de Jornalismo, em 2009, promovido pela Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR), com a reportagem "O Milagre da Duplicação", destacando os efeitos econômicos e sociais positivos para o município de Mauá da Serra a duplicação do primeiro trecho da rodovia BR-376, na Serra do Cadeado, entre Mauá da Serra e o Bairro dos França, em Ortigueira; e Prêmio Ocepar de Jornalismo, em 2010, promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), com a reportagem "Pirapó salvo e unido", destacando a importância que teve para os moradores do distrito a chegada à localidade de uma cooperativa de crédito, a Sicredi Agroempresarial.

PROJETOS EM PAUTA

Também foram votados e aprovados, em segunda votação, os projetos de Decreto Legislativo que referendam os Termos de Convênio entre o Estado do Paraná, SEAB e Município de Apucarana; Estado do Paraná, SEAB e Município e Caixa Econômica Federal e Autarquia Municipal de Saúde com anuência da entidade sindical – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana e região.

E, em votação única, a indicação nº 1.248 de autoria do vereador Lucas Leugi, que sugere que sejam feitas melhorias no sistema de iluminação pública, com a colocação de braços com luminárias na Rua São Carlos, em frente ao nº 900, na Vila Apucaraninha.

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão será realizada na segunda-feira (14/12), às 16 horas.