Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em redação final, Câmara aprova PL que institui a prevenção e combate ao Câncer de Ovário no município de Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 21/02/2022 17h25, última modificação 23/02/2022 15h27
Também foram aprovados mais cinco projetos de lei e dois requerimentos

Sessão Ordinária de 21 de fevereiro

Em sessão ordinária os vereadores aprovaram em redação final, o projeto de lei de autoria da vereadora e Procuradora da Mulher, professora Jossuela e do vereador Luciano Facchiano, que institui a Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário no município de Apucarana. O projeto segue agora para sanção do prefeito Junior da Femac.

De acordo com a vereadora Jossuela o projeto tem como objetivo principal estimular ações para combater a doença, com critérios de diagnóstico, tratamento e atendimento, garantindo o direito à saúde das mulheres apucaranenses. “Mais frequente em mulheres acima de 50 anos, o câncer de ovário, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o de menor chance de cura, já que a doença evolui discretamente. Ainda, de acordo com o INCA, a estimativa para casos de câncer de ovário no Brasil aumentou em 47% nos últimos anos”, adiantou a vereadora. Com a Lei em vigor “vamos ajudar a salvar vidas”, reforçou Facchiano. Serão realizadas ações, reforço no tratamento, capacitação de profissionais, tratamentos, orientações, entre outros benefícios.

Também em última votação foram aprovados, na sessão presidida pelo vereador Mauro Bertoli, vice-presidente do Legislativo, o projeto que concede o Título de Cidadão Honorário de Apucarana ao Sr. Luiz Carlos Bracarense Costa de autoria do vereador Tiago Cordeiro de Lima; projeto que institui o passe livre no transporte coletivo municipal para mulheres em estado de vulnerabilidade social, de autoria do vereador Tiago Cordeiro de Lima e da vereadora Jossuela e o PL de autoria da Comissão de Justiça, Legislação e Redação que referenda o Termo de Convênio de Cessão de Uso de Espaço Físico entre o Município de Apucarana e a Associação Download.

Em primeira votação, dois projetos foram aprovados: de autoria do vereador Lucas Leugi que concede o Título de Cidadão Honorário de Apucarana ao Promotor de Justiça da Comarca de Apucarana, Gustavo Marcel Fernandes Marinho e de autoria do vereador Moisés Tavares que concede o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias de Apucarana a Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense, em especial em comemoração aos 15 anos de atuação na nossa cidade.

REQUERIMENTOS

Foram aprovados ainda, dois requerimentos de autoria do vereador Lucas Leugi que pede informações ao Diretor da SANEPAR, sobre o cronograma da implantação da rede de esgotos no trecho não contemplado da Avenida governador Roberto da Silveira e pedido de informações à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de Apucarana, sobre o cronograma do horário de atendimento ao público.

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão será realizada na quarta-feira, dia 02.03, a partir das 16 horas, em função do feriado de carnaval. Também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br, pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtu.com/user/cmapucarana , e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana. A Sessão também pode ser acompanhada no prédio do Legislativo: Centro Cívico José de Oliveira Rosa, 25. Entrada no plenário com público reduzido, seguindo protocolo de segurança sanitária.