Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em Sessão Extraordinária, Câmara aprova projeto de incentivo financeiro aos participantes do Programa de Residências da AMS

Em Sessão Extraordinária, Câmara aprova projeto de incentivo financeiro aos participantes do Programa de Residências da AMS

por imprensa — publicado 02/06/2020 09h10, última modificação 02/06/2020 09h11
Os recursos financeiros a serem empregados na implantação do presente incentivo, serão retirados do valor repassado pelo Governo Federal, destinados ao enfrentamento do Coronavírus.
Em Sessão Extraordinária, Câmara aprova projeto de incentivo financeiro aos participantes do Programa de Residências da AMS

Mesa Executiva na Sessão Extraordinária de 01 de Junho

Reunidos na tarde desta segunda-feira (01/06), em Sessão Extraordinária, vereadores e vereadora da Câmara Municipal de Apucarana, aprovaram em primeira votação, o Projeto de Lei nº 050/2020 que dispõe sobre incentivo aos Residentes participantes dos Programas de Residências do Município de Apucarana.

De autoria do Executivo Municipal, o projeto tem como objetivo repassar recursos, a título de incentivo, aos Residentes participantes dos Programas de Residências em atuação no Município de Apucarana, junto ao Departamento de Educação e Pesquisa em Saúde.

“O valor repassado, por Residente será de R$ 1.500,00 para que realize plantão de 48 mensais, nos finais de semana e feriados, vinculados às atividades de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Os locais serão determinados pelas Coordenações dos Programas de Residências e Direção da Autarquia Municipal de Saúde”, detalhou o presidente da Câmara, professor Molina.

Segundo ele, este programa terá duração de 60 dias. “Essa é uma eficiente medida de fortalecimento das residências médicas ao mesmo tempo que colabora de forma importante com o serviço de saúde pública municipal no avanço do Coronavírus”, justificou o prefeito Junior da Femac.

Ele destacou ainda que os recursos financeiros a serem empregos na implantação do presente incentivo, serão retirados do valor repassado pelo Governo Federal, destinados ao enfrentamento do Coronavírus.

DEMAIS PROJETOS

Ainda em primeira votação foi aprovado por unanimidade o projeto de lei nº 30/2020, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária (LDO) para o exercício financeiro de 2021.

A LDO irá estabelecer quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte, servindo de base para a elaboração do orçamento do município, documento este que define como serão aplicados os recursos da cidade, com as receitas previstas para o exercício de 2021 e suas respectivas despesas.

O presidente da Câmara, professor Molina, lembra que antes do projeto entrar na pauta para votação, foi realizada Audiência Pública Eletrônica, para apresentação e discussão da LDO, para 2021. “Esse ano estamos com várias alterações nas atividades realizadas tanto no legislativo, como no Executivo, em função da pandemia que estamos enfrentando em todo o mundo. E, obedecendo as medidas preventivas vigentes ao novo Coronavírus – Covid-19, entre elas a de evitar aglomerações, a Audiência Pública foi realizada on line no dia 09 de abril”, explicou o presidente.

No projeto de lei, os parlamentares puderam avaliar as metas anuais para 2021, projeções para 2022 e 2023; avaliação do cumprimento das metas fiscais do exercício anterior de 2019 e as obras em andamento da administração municipal. O projeto deverá ser votado em mais duas sessões extraordinárias que serão realizadas nesta terça e quarta-feira.

Também foram aprovados mais três projetos, de autoria do Executivo Municipal, que altera dispositivo da Lei Complementar nº 007, de 19/12/2014, que dispõe sobre as edificações no Município de Apucarana. Sendo assim, a execução de qualquer projeto ou obra no Município só poderá ser feita por profissional legalmente habilitado, cadastrado no Município, sem débitos com a Fazenda Municipal referentes aos ISSQN e Taxas recorrentes de sua atividade; projeto que dispõe de transferência voluntária de recursos para a Residência Inclusiva Casa do Dodô no valor de R$ 100 mil. O Valor será empregado para o atendimento ao Projeto “Renovando a Casa do Dodô” e projeto que estabelece normas para o pagamento de diárias ao Chefe do Poder Executivo e Legislativo, Vice-Prefeito, Secretários e demais servidores públicos da administração direta, autárquica, fundacional do Poder Executivo e Legislativo de Apucarana.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

A próxima sessão extraordinária será realizada hoje e amanhã (terça-feira 02/06), às 15 horas, com transmissão ao vivo pelo site do legislativo www.apucarana.pr.leg.br ou pelo Canal do YouTube. Acompanhe acessando https://www.youtube.com/user/cmapucarana