Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em sessão ordinária específica, vereadores aprovam contas do prefeito Beto Preto referentes a 2015

por imprensa — publicado 20/03/2018 11h30, última modificação 22/03/2018 14h03
A Comissão de Finanças, Economia e Orçamento seguiu parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas, que recomendou a aprovação das Contas

Os vereadores do legislativo apucaranense aprovaram por unanimidade, em sessão ordinária específica realizada na tarde de ontem (segunda-feira 19/03), a prestação de contas referente ao exercício de 2015 do prefeito Carlos Alberto Gebrin Preto, Dr. Beto Preto.

Seguindo parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE PR) que recomendou a  aprovação das contas, a Comissão de Finanças, Economia e Orçamento elaborou um Relatório Final considerando que as contas do Executivo Municipal, exercício financeiro de 2015, deveriam ser consideradas como aprovadas, sem qualquer ressalva. O TCE PR havia apontado duas falhas técnicas que foram ponderadas pelo órgão fiscalizador no decorrer do processo. Por não causarem prejuízos ao erário público, a Comissão de Finanças, Economia e Orçamento concluiu pela aprovação integral das contas.

“Analisamos o parecer do Tribunal de Contas com muito cuidado. Sabemos da seriedade do prefeito Beto Preto e da sua equipe e optamos por aprovar as contas sem ressalvas. O que foi apontado foi sanado no decorrer do processo. Lembrando que as contas de 2013, 2014 e agora 2015 do prefeito Beto Preto foram aprovadas sem problema algum”, destacou o vereador Franciley Preto Godoi, Poim, relator da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

Após aprovação do Relatório a sessão foi suspensa para que a Comissão de Justiça, Legislação e Redação elaborasse um Projeto de Decreto Legislativo para aprovação final das contas do prefeito Beto Preto. Em votação, o Projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores.

“Parabenizo a eficiência da equipe técnica da administração pelo trabalho que estão desenvolvendo ao longo desses anos na administração do prefeito Beto Preto. Num orçamento de R$ 300 milhões houve duas ressalvas que não dizem respeito ao erário público e que foram sanadas”, disse Luciano Augusto Molina, presidente da Comissão.

Já o vereador Lucas Ortiz Leugi, relator da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, frisou que em outros mandatos a Câmara teve que reprovar as contas de outros prefeitos por inúmeras razões. “Razões consideradas graves. Irregularidades que todos nós sabemos, praticadas em gestões passadas como o não cumprimento dos índices de aplicação de recursos na saúde e na educação e desvio de recursos públicos. Antes, alguns prefeitos usavam os recursos públicos para patrocinar novela da Rede Globo, por isso as contas eram reprovadas. Isso ficou no passado”, afirmou Leugi.

Segundo o presidente do legislativo, Mauro Bertoli, após a aprovação final das contas de 2015, a decisão será publicada no Diário Oficial e encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná, ao Ministério Público, ao Executivo Municipal e ao gestor nas contas.

Em entrevista, após a votação e aprovação das contas, o prefeito Beto Preto (PSD) se manifestou muito satisfeito com a aprovação unânime dos vereadores referente às contas de 2015. Ele acrescentou que tem cobrado rigor à sua assessoria técnica na área financeira e jurídica, exigindo um controle absoluto na prestação de contas e de prazos, cumprindo todos os critérios estabelecidos pelo Tribunal de Contas do Estado.

“Os tempos são outros na administração pública de Apucarana. Nesta gestão existe planejamento, seriedade, ética, responsabilidade com o dinheiro público e também muita transparência. Realizamos um respeitável conjunto de obras, programas e serviços, sem deixar de pagar salários em dia, incluindo os encargos e licenças prêmio. E mais: sem deixar de amortizar as vultosas dívidas que herdamos”, assinalou Beto Preto, revelando que, em cinco anos, já foram pagos R$ 80 milhões de direitos e multas trabalhistas, Pasep, precatórios e outras pendências.

Com as contas já aprovadas dos exercícios de 2013 e 2015, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e também pela Câmara de Vereadores, agora resta apenas a tramitação do processo referente a 2016, último ano do primeiro mandato do prefeito Beto Preto. “Também acompanho os processos das contas de 2016 e dos quatro anos em que estive à frente do Cisvir e tenho plena confiança de que em breve teremos aprovadas todas estas prestações de contas”, assinalou.

*Com informações do Jornal Tribuna do Norte