Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em sessão ordinária, vereadores aprovam 05 projetos, dois requerimentos e uma moção

por Departamento de Imprensa publicado 10/08/2021 09h19, última modificação 10/08/2021 09h19
Prestação de Contas referente ao mês de julho foi apresentada

Sessão Ordinária

Na sessão ordinária desta segunda-feira (09/08), presidida pelo vereador Franciley Preto Godoi, Poim, os vereadores e vereadora que compõem a 18ª legislatura da Câmara Municipal de Apucarana aprovaram 05 projetos, dois requerimentos e uma moção de aplausos.

Em votação única, de autoria do presidente da Casa de Leis, Poim, foi aprovada uma Moção de Aplausos a todos os servidores públicos municipais que integram o setor de epidemiologia e para a equipe de vacinação da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, pelos relevantes serviços prestados a todos apucaranenses.

“Estou acompanhando diariamente o trabalho de todos esses profissionais que estão empenhados na vacinação e no tratamento à Covid. São dedicados, não medem esforços, não tem dia, não tem hora. Estão doando seu tempo, suas vidas para salvar outras vidas e isso não tem o que pague. O que podemos fazer neste momento é ofertar a nossa solidariedade a todos eles, a nossa motivação para que continuem o seu trabalho e, o nosso reconhecimento por tudo o que eles estão fazendo. Que Deus os abençoe e os capacitem cada vez mais”, disse Poim.

Também, em discussão única, foi aprovado dois requerimentos de autoria do vereador Marcos da Vila Reis, relacionados à campanha de vacinação contra a Covid-19. Um requerimento para a Autarquia Municipal de Saúde e outro para a Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Nos dois, o vereador pede informações sobre as medidas a serem tomadas pela Autarquia de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde visando impedir que algumas pessoas, denominadas de “sommeliers de vacina”, queiram escolher as marcas dos imunizantes a ser tomado. Segundo o vereador, tais pessoas estariam prejudicando o andamento da campanha de vacinação.
“É inconcebível que pessoas fiquem escolhendo marcas de vacinas, quando todas elas são boas e têm aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Milhares de pessoas nesse Brasil não tiveram a oportunidade de tomar algum tipo de vacina e acabaram morrendo”, afirmou. Ele afirma que é preciso que a saúde pública adote medidas, talvez não de punição simplesmente, mas de conscientização das pessoas de que as vacinas salvam vidas, não importa a marca. “Da mesma forma devem ser conscientizados aqueles que não querem se vacinar, pois esses representam um risco para demais pessoas de seu convívio”, completou Marcos da Vila Reis.

PROJETOS

Foram aprovados três Projetos de Decreto Legislativo da Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara. Uns referenda convênio entre o Município de Apucarana, por intermédio da Autarquia de Saúde, com a Faculdade de Apucarana (FAP) e o Fórum Judiciário para assistência psicológica aos familiares das vítimas da Covid-19. Outro com a Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar) para concessão de estágios a estudantes na área de atendimento psicológico em entidades públicas municipais. Outro projeto referenda acordo de cooperação técnica com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para fornecimento de merenda à escola da entidade.

PROJETOS EM REDAÇÃO FINAL

Em redação final foram aprovados dois projetos de lei do vereador Tiago Cordeiro de Lima, que institui em Apucarana a campanha Agosto Cinza e que concede o título de Cidadão Honorário ao ex-presidente do Cisvir, Aquiles Takeda Filho, prefeito de Marilândia do Sul e Presidente do Paraná Saúde.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, Marcos da Vila Reis realizou a prestação de contas referente ao mês de julho. “ Na primeira sessão após o recesso fizemos a prestação de contas de junho e agora a prestação de contas de julho. Finalizamos dia 30 de junho com R$ 518.116,83. Imposto de renda retido de servidores e vereadores repassado a Prefeitura R$ 89.964,75; Duodécimo recebido R$ 1.044.120,59; rendimentos de aplicação financeira do mês R$ 1.881,19; rendimentos de aplicação financeira do mês anterior repassado a Prefeitura R$ 1.339,71; Despesas pagas no mês - R$ 767.690,06 e finalizamos o mês de junho com saldo disponível em conta corrente de R$ 795.088,84”, detalhou Marcos.

SESSÃO ORDINÁRIA

A Câmara volta a se reunir na próxima segunda-feira (16/08), em horário regimental, às 16 horas. A sessão pode ser acompanhada através de transmissão ao vivo pelo canal do Legislativo apucaranense no YouTube e também pelo site oficial da Câmara, acessando www.apucarana.pr.leg.br .

A Câmara está aberta de segunda a sexta-feira, das 08 às 18 horas.