Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Emenda de R$ 500 mil para o Providência irá para tratamentos na Oncologia

Emenda de R$ 500 mil para o Providência irá para tratamentos na Oncologia

por imprensa — publicado 02/08/2019 15h52, última modificação 02/08/2019 15h52
A verba foi liberada pelo deputado federal Diego Garcia em solenidade que contou com a presença do prefeito Junior da Femac e do vereador Marcos da Vila Reis
Emenda de R$ 500 mil para o Providência irá para tratamentos na Oncologia

Vereador Marcos da Vila Reis participa de repasse de verbas para o Providência

O vereador Antônio Marques da Silva, Marcos da Vila Reis, participou na tarde de ontem (quinta-feira 01/08), ao lado da Irmã Geovana Ramos, diretora geral do Hospital da Providência (HP) e do prefeito Junior da Femac, de mais uma conquista para o HP: o recebimento da verba de R$ 500 mil provenientes de uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal Diego Garcia.

O recurso irá custear 724 tratamentos já realizados na Unidade de Tratamento do Câncer de Apucarana. O cheque simbólico do dinheiro – que já está depositado em conta bancária – foi repassado em ato realizado no hospital.

A solenidade contou ainda com a presença do monsenhor Roberto Carrara, e do médico Altimar Carleto (chefe da 16ª Regional de saúde, representando o secretário da saúde do Paraná, Beto Preto.

Ao participar do evento o prefeito Junior da Femac enalteceu a atuação do deputado federal Diego Garcia, lembrando que além da emenda de R$ 500 mil para oi Providência, o parlamentar também destinou outra emenda de R$ 1 milhão para pavimentação asfáltica para Apucarana. “O Providência atende uma região de 300 mil habitantes e o apoio do deputado Diego Garcia faz a diferença para atender esta demanda”, comentou Junior, reiterando seu agradecimento.

Diego Garcia lembrou que recebeu a reivindicação de recursos da irmã Geovana, num momento em que já estava esgotado o prazo para inclusão de emendas. “Felizmente, conseguimos encontrar um caminho para a liberação de custeio de tratamento de pacientes no setor de oncologia”, revelou Garcia, manifestando sua satisfação em poder ajudar a instituição.

Segundo a irmã Geovana, nos últimos anos, o número de usuários do SUS cresceu por vários motivos. “O principal deles foi a significativa redução de beneficiários de planos de saúde, resultando na migração desses pacientes para o SUS. E isso representou aumento dos atendimentos dos pacientes do SUS, inclusive no serviço de oncologia. Portanto, a pactuação realizada com as esferas federais, não vem sendo suficiente para suprir atendimentos, sendo necessário recorrer a instituições bancárias”, ponderou a diretora.

Para suprir os valores dos atendimentos o Hospital da Providência conta com o apoio de recursos municipais, estaduais e federais, como o que foi intermediado pelo deputado Diego Garcia. “Somos gratos por toda a ajuda da esfera política, como a destinada pelo deputado e também pelo nosso prefeito Junior da Femac e o Secretário da Saúde do Paraná, Dr. Beto Preto. Graças a esses apoiadores conseguimos oferecer o melhor tratamento para quem precisa”, afirma Irmã Geovana.

Marcos da Vila Reis, em nome do Legislativo, agradeceu a ajuda que o parlamentar trouxe para o hospital e reforçou que parcerias como esta vem somar. “Estamos trabalhando em prol do Providência que atende muitas pessoas não só da nossa cidade, como de todo o Vale do Ivaí. Temos a ajuda de deputados com emendas e contamos sempre com a ajuda do Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto que tem um carinho especial por toda nossa região e por Apucarana. E hoje nosso agradecimento é para o deputado Diego Garcia que não mediu esforços para nos ajudar e para auxiliar no pagamento de mais de 700 tratamentos”, completou o vereador.

O Providência é uma instituição filantrópica que atende os 17 municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde. No ano passado, mais de 80% de seus atendimentos foram para pacientes do SUS. E, segundo a direção da instituição, para atender todos que lutam contra o câncer, o serviço de oncologia contratou novos profissionais médicos que atuam em diversas especialidades, para atuar junto com a equipe multidisciplinar.

RADIOTERAPIA – De acordo com a diretora geral do Providência, além do tratamento da quimioterapia e hormonoterapia já realizados na Instituição, o Providência conquistou o equipamento de radioterapia, no valor de US$ 1 milhão, por intermédio do Secretário de Saúde do Paraná, Dr. Beto Preto, e o Deputado Federal Sérgio Souza, junto à direção da Itaipu Binacional.

Ontem, o deputado Diego Garcia, o prefeito Junior da Femac e demais autoridades visitaram as obras do prédio que irá abrigar os equipamentos da radioterapia. O serviço estará disponibilizado para pacientes do SUS a partir de janeiro de 2020.

“Trata-se de um presente de Deus e temos uma imensa gratidão por toda a ajuda que recebemos. Lutamos no dia a dia junto com nossos apoiadores, para que Apucarana tenha o melhor tratamento de câncer da região, atendendo quem passa por esse momento difícil”, assinala a diretora geral do Providência, acrescentando que “graças a todo esse apoio a radioterapia está sendo viabilizada”.

A Unidade de Oncologia passará a oferecer o tratamento completo para os que necessitam desse serviço, sendo referência para toda a região. Atualmente, a fila de espera para iniciar o tratamento em radioterapia em outros municípios da região já ultrapassa o prazo de quatro meses e com o início das atividades no Hospital da Providência, essa realidade será revertida.

Foto: Profeta (PMA)

Com assessoria PMA