Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Fecea recebe ‘Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias’

Fecea recebe ‘Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias’

por Administrador publicado 23/11/2009 13h06, última modificação 08/04/2016 17h29
Homenagem feita pela Câmara aconteceu durante sessão solene no Auditório Gralha Azul. A Câmara de Apucarana concedeu na noite de sexta-feira (20) o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias para a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea).

Para a homenagem, a Câmara instalou seu plenário no Auditório Gralha Azul, onde a sessão solene reuniu lideranças políticas, diretores, professores, acadêmicos e o corpo de funcionários. A concessão do diploma, aprovada por unanimidade, foi proposta pelo presidente da Câmara, Mauro Bertoli (PTB), e pelos vereadores Aldivino Marques da Cruz Neto, o “Val” (PSC) e Júnior da Femac (PDT) e integra a programação do 50º. aniversário da faculdade, comemorado no último dia 17. “Nossa homenagem representa o carinho, o reconhecimento e o respeito do povo de Apucarana à Fecea, a nossa primeira faculdade”, assinalou Bertoli.

O diploma foi entregue ao diretor da Fecea, Vanderley Ceranto, e ao seu vice, Galdino Vicenzi. “A Fecea partilha o orgulho de ter seu nome inscrito entre as mais conceituadas instituições de ensino do nosso Estado e esta homenagem é um momento espetacular da sua história”, discursou Ceranto, afirmando que a honraria ficará exposta no lugar mais visível da faculdade para “que sirva de inspiração às ações futuras”. Ceranto lembrou a história da criação da Fecea, desde o dia 7 de junho de 1959, quando foi constituída uma Comissão Permanente para a criação da instituição, passando pela atuação do governador Moysés Lupion e do seu secretário de Educação e Cultura, Nivon Weigert e o Decreto nº 26.298, sancionado no dia 17 de novembro de 1959, nos despachos do governador no Palácio Iguaçu, quando nasceu juridicamente a Fecea. Lembrou também o decreto do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, autorizando que a FECEA iniciasse suas atividades, o primeiro vestibular, a primeira equipe de professores e a primeira turma de acadêmicos, alguns dos quais presentes na sessão solene.

Por sorteio, foram escolhidos representantes dos professores, dos funcionários e dos acadêmicos para homenagem a cada uma das categorias. O professor Ruy Barbosa, que foi diretor da Fecea na década de 90, leu mensagem enviada por Humberto Ribeiro de Queiroz, diretor de 1972 a 1974. Advogado, vereador e presidente da Câmara, ele lembrou os tempos em que atuou como professor em colégios de Apucarana e na Fecea, congratulando-se com diretores, professores e acadêmicos pelo jubileu de ouro.

O último a discursar foi o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), também ex-acadêmico da Fecea. “Durante quatro anos, procurei aqui os ensinamentos que nortearam a minha vida. Este é o testemunho que dou. A Fecea tem uma história de ética e de responsabilidade, formando profissionais que ajudaram e que ajudam de forma efetiva no desenvolvimento de Apucarana e do Vale do Ivaí”, discursou o prefeito.

Antes da sessão solene, um culto ecumênico foi celebrado pelo pastor Valdir e pelo padre Luciano.

registrado em: