Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Feira Verde é aprovado pela Câmara de Apucarana em primeira votação

Feira Verde é aprovado pela Câmara de Apucarana em primeira votação

por Departamento de Imprensa publicado 30/06/2021 11h05, última modificação 04/07/2022 13h41
O projeto será discutido e votado em redação final, na sessão extraordinária que será realizada hoje às 15 horas
Feira Verde é aprovado pela Câmara de Apucarana em primeira votação

Sessão Ordinária

De autoria do Executivo Municipal, foi aprovado em primeira votação o projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, que cria o Programa Social "Feira Verde" no Município de Apucarana.

O programa foi uma sugestão do vereador Rodrigo Recife ao prefeito Junior da Femac. “Conheci o projeto na cidade de Ponta Grossa e apresentei ao prefeito Junior da Femac. A idéia foi aceita e em poucos dias o prefeito encaminhou o projeto à Câmara para votação. Na segunda-feira (28/06), discutimos, votamos e aprovamos em primeira votação o projeto. Hoje (quarta-feira 30/06), o projeto será votado em redação final, durante sessão extraordinária que vamos realizar às 15 horas”, disse Recife.

O Feira verde Feira Verde tem por objetivo fomentar a produção, comercialização e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros ou gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar e/ou produzidos artesanalmente no Município, com vistas a reforçar a alimentação da população e o ganho econômico de parcela de indivíduos menos favorecidos de nossa sociedade.

“A partir do programa vamos trabalhar ainda mais em nossa cidade a preservação do meio ambiente, tal como prover o aumento de renda para sustento das famílias envolvidas na troca dos recicláveis e na produção dos produtos dos pequenos produtores rurais e da Economia Solidária”, explicou Recife.

Na justificativa do projeto, o prefeito Junior da Femac destacou que a iniciativa cria uma rede de solidariedade e responsabilidade ambiental em Apucarana. “Estamos incentivando a reciclagem, conscientizando a sociedade sobre os benefícios de se preservar o meio ambiente por meio da coleta seletiva, além de promover o recolhimento de resíduos recicláveis, evitando seu envio para rios, córregos, ruas e terrenos abandonados, melhorando as condições de higiene e limpeza no Município”.

COMO SERÁ

O Programa Feira Verde se constituirá em diversas ações, sempre envolvendo dimensões educativas e o incentivo ao uso diário de uma alimentação saudável em um ambiente sustentável, englobando os seguintes objetivos: desenvolver ações de segurança alimentar e facilitar o acesso à alimentação saudável para a população de Apucarana, promovendo assim, a Educação Alimentar e Nutricional; promover, a nível local, o combate à fome e à pobreza; auxiliar na preservação do meio ambiente, incentivando o hábito de reciclagem e a separação do lixo orgânico do inorgânico; incentivar o desenvolvimento sustentável, colaborando e possibilitando mais vida útil ao Aterro Sanitário; incentivar a produção e promoção do escoamento da safra de pequenos produtores do Município; incentivar os moradores a separarem o lixo orgânico do reciclável; promover o cooperativismo e auxiliar no fomento econômico, em caráter social, da Cooperativa de (atadores de Materiais Recicláveis credenciada junto ao Município de Apucarana.

Para se beneficiar do Programa Feira Verde cada pessoa levará ao ponto de troca materiais recicláveis (papel, papelão, vidro, entre outros), recebendo em troca uma quantidade de produtos hortifrutigranjeiros de acordo com o calendário e critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Integram o sistema operacional e funcional do Programa Feira Verde do Município de Apucarana: Poder Público Municipal; Economia Solidária; Secretaria Municipal do Meio-Ambiente; Usuários do Programa, composto pelos moradores do Município; Pequenos e médios produtores rurais credenciados; Cooperativa de (atadores de Materiais Recicláveis credenciada junto ao Município; Escolas e entidades assistenciais do Município quando do desenvolvimento de ações em parceria com outras Secretarias Municipais.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

A Câmara se reúne em sessão extraordinária hoje (quarta-feira 30/06) às 15 e às 15h40. Em pauta projetos do Executivo e Legislativo. A sessão será transmitida ao vivo pelo Canal do YouTube da Câmara Municipal https://www.youtube.com/user/cmapucarana  e pelo site oficial do Legislativo www.apucarana.pr.leg.br

registrado em: