Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / História da Ucrânia é destaque na Câmara

História da Ucrânia é destaque na Câmara

por Administrador publicado 05/09/2011 08h54, última modificação 08/04/2016 17h25
A convite do vereador Júnior da Femac (PDT), o padre José Haddad e o ex-prefeito de Apucarana, Voldimir Mirão Maistrovicz, estiveram nesta semana na Câmara de Apucarana, a fim de falar dos 20 anos da independência da Ucrânia.
Padre Haddad explicou que o povo ucraniano sofreu durante boa parte do século XX nas mãos do regime comunista imposto pela União Soviética. “O comunismo causou um grande estrago à igreja ucraniana do ponto de vista material, mas não o lado espiritual, que se fortaleceu ainda mais”, assinalou o padre. Voldimir Maistrovicz afirmou que a Ucrânia possui algumas das terras mais férteis do mundo, as chamadas “terras negras”. “Para se ter uma idéia da importância, basta lembrar que durante a Segunda Guerra os alemães embarcavam essa terra para a Alemanha para servir de fertilizante”, frisou o ex-prefeito. Mirão lembrou que milhões morreram na região da então Estônia, Lituânia e Letônia, durante a vigência do regime comunista, a maioria de fome. Ele também contou histórias dramáticas de como migrantes ucranianos, hoje vivendo no Paraná, tiveram que lutar para sobreviver à fome imposta pelo comunismo, durante o governo de Josef Stalin na União Soviética. “O Paraná abrigou 90% dos ucranianos, sendo que muitos deles vieram para Apucarana. Trata-se de um povo que, com a sua cultura, o seu trabalho, a sua dedicação, nos ajuda a fazer o progresso de Apucarana, do Paraná e do Brasil, daí a importância de ter esse momento marcado nos anais da Câmara”, afirmou o vereador Júnior da Femac.

05/09/2011

registrado em: