Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Homenagem a 90 pioneiros revive começo da história de Apucarana

Homenagem a 90 pioneiros revive começo da história de Apucarana

por Administrador publicado 05/02/2012 21h59, última modificação 08/04/2016 17h25
Em clima de muito saudosismo e emoção, a Câmara de Apucarana realizou, na noite desta sexta-feira (03), sessão solene para a homenagem a 90 pioneiros do município. O evento aconteceu no Country Clube e fez parte da programação festiva dos 68 anos do município.

O objetivo, conforme o cerimonial, foi fazer um reconhecimento público “aos desbravadores, aos descobridores, aos empreendedores e visionários” que prepararam Apucarana para o futuro. Os homenageados receberam uma plaqueta e um pin da Câmara.

Alguns dos homenageados, já falecidos, foram representados por familiares e amigos. Foi o que ocorreu, por exemplo, com Seme Salomão, que chegou em Apucarana em 1943 e foi contador e dono do primeiro escritório de contabilidade do município. Ele é pai do promotor Sérgio Salomão e foi representado por Seme Salomão Neto. O pioneiro Yaroslau Sessak, engenheiro que projetou o Clube 28 de Janeiro, igrejas, escolas e inúmeras casas, foi representado pela filha, Cristina Sessak Ribeiro. Takeji Ohya, que veio do Japão e faleceu aos 75 anos, deixando a viúva Yuriko Ohya, hoje com 94 anos e convivendo ainda com 6 filhos, 17 netos e 11 bisnetos, foi representado pelo filho, o professor Osvaldo Massaji Ohya. Jorge Amin Maia, que chegou em Apucarana em 1940, foi vereador, presidente da Câmara, prefeito e deputado estadual, foi representado por Jorge Maia Filho.

Mas muitos pioneiros foram receber pessoalmente a homenagem. Foi o caso de Luiz Santos, que veio para Apucarana em 1948, natural de Mato Grosso. Foi funcionário do Bradesco e Banco São Paulo, locutor de rádio e na TV Tibagi. Outro foi João Cazangi, natural de São Joaquim da Barra (SP). Veio para Apucarana com 14 anos e trabalha na área mecânica há 61 anos. Vários homenageados são pioneiros do meio rural, como João Mathias. Ele tinha apenas 13 anos quando desembarcou com a família na estação ferroviária, vindo de Itapetininga (SP) para trabalhar nas lavouras de café. Também foi receber pessoalmente a sua homenagem Jane Baltazar, fundadora de entidades como Apae e Lar São Vicente de Paula. Organizou concursos de miss, foi uma das fundadoras do jornal Tribuna da Cidade e da revista Destaque. Mãe de dois filhos, ela reside em Apucarana há mais de 60 anos.

“É provável que tenhamos cometido alguma injustiça, pois nem todos os pioneiros estão aqui. No entanto, tenho certeza de que eles estão muito bem representados por esses homenageados e pelas famílias apucaranenses aqui presentes nesta noite”, afirmou o presidente da Câmara, Alcides Ramos Júnior (DEM). Segundo Alcides, a idéia da homenagem nasceu quando ele e o vereador Júnior da Femac (PDT) voltavam de uma viagem a Curitiba, falando sobre a vida das famílias que abriram Apucarana e a região norte do Paraná. Para o prefeito João Carlos de Oliveira, a homenagem faz justiça às primeiras pessoas que acreditaram em Apucarana. “Ao fazerem aqui a sua história, fizeram também a história deste município”, destacou o prefeito.

Veja quem foram os homenageados da noite

Adail Costa, Adelino Alves, Adelino Scarpelini, Adriano Correia, Ágide Migliari, Alactião Girelus, Amador Godoy Rodrigues, Ângelo Miquelão, Angelino Massambani, Antônio Ferreira Martins, Aníbal José Faiad, Antônio dos Santos Maciel Filho, Antônio Garcia Ruiz, Antônio Maistro, Antônio Penharbel, Antônio Roque Pedroso, Asma Eid Caucabane, Benedito Enércio Volante, Benedito José dos Reis, Benevides Mesquita, Casemiro Blanski, Dirceu Borges, Edson Küster, Elídio Stabile, Emílio Kretuchi, Ernesto Canesin, Fahed Daher, Felice Giovanni Facchiano, Felipe Alexandre Felipe, Fuad Scaff, Galleana Toschi, Geraldino Festi, Geraldo Vianna da Cunha, Germano Simões, Gregório Holak, Heitor Pinheiro, Ilma Herbst, Ítalo Ado Fontanini, Jamil Soni, Janet Baltazar, Jaroslau Maistrovicz, Joaquim Fujiwara, João Antônio Parra Sanches, João Batista Boscardim, João Cazangi, João Dallago, João Gava Filho, João Mathias, Joaquim Vicente de Castro, Juarez Vaz Teixeira, Jorge Amin Maia, José Flausino Vilas Boas, José Isaías de Souza, José Ignácio Neto, José Ramos de Oliveira, José Toth Filho, Kishitaro Kayukawa, Kurtz Jakowatz, Letterio Livoti, Luiz Anibal Matiuzzi, Luiz Santos, Manoel Bernardes dos Reis, Manoel Gouveia, Manoel Natal Bertoli, Manoel Vargas Conde, Maria Rosa da Silva Rezende, Monsenhor Valdomiro Haneiko, Orlando Zendrinio, Paulo Kisner, Pedro Martinez Zurano, Sakai Miazaki, Santo Baptistão, Seme Salomão, Takeji Ohya, Umberto Bastos Sacchelli e Yaroslau Sessaki. Alguns dos homenageados, por motivos de saúde ou viagem, não puderam estar presentes.

03-02-2012