Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Hospital da Providência pede ajuda ao legislativo para o setor de Radioterapia

Hospital da Providência pede ajuda ao legislativo para o setor de Radioterapia

por Departamento de Imprensa publicado 07/12/2021 12h24, última modificação 07/12/2021 12h24
A ajuda viria com o Legislativo doando as sobras do exercício para o Executivo que repassaria o valor ao Hospital
Hospital da Providência pede ajuda ao legislativo para o setor de Radioterapia

Rafaela Costa, gerente administrativa do Hospital da Providência

Os vereadores e vereadora receberam na tarde desta segunda-feira (06.12), os responsáveis direto pelo funcionamento do setor de oncologia do Hospital da Providência, de Apucarana. O encontro teve início com uma reunião no gabinete do presidente Franciley Preto Godoi, Poim. Durante a conversa, Rafaela Costa, gerente administrativa do Hospital da Providência, Fabielle Lima, coordenadora de projetos da instituição, Anderson Pássaro, físico médico do setor de Radioterapia e Irmã Dirce Ripka, gerente da Unidade de Tratamento do Câncer, pediram ajuda para aquisição de um novo aparelho tecnológico complementar ao que já vem atendendo aos pacientes em tratamento de câncer.

O Sistema OBI® – Varian (Braços Robóticos) proporcionará maior qualidade e suporte tecnológico aos tratamentos de radioterapia oferecidos a população de Apucarana e região que preza por um atendimento humanizado, seguro e eficiente. O equipamento custa R$ 2.122.167.60.

A ajuda viria com o Legislativo doando as sobras do exercício para aquisição deste novo equipamento. No entanto, como a Câmara não pode fazer doação direta para o hospital, os vereadores vão sugerir ao prefeito Junior da Femac a possibilidade de fazer a devolução do dinheiro ao Executivo e este repassar ao hospital. O montante ainda é incerto, uma vez que a Câmara não fechou o mês. E, a primeira devolução de 2022, em abril, também seria destinada ao Hospital.

"Nos reunimos com todos os vereadores e vereadora e com a equipe do Hospital da Providência antes do início da Sessão. Eles apresentaram o trabalho que o setor de oncologia vem realizando desde o início dos atendimentos e, também fizeram um balanço da radioterapia. Como eles estão precisando da ajuda para aquisição deste aparelho complementar, sugerimos que a devolução que vamos fazer ao Executivo seja repassada ao Hospital ainda em dezembro. Também vamos fazer a mesma sugestão de valor na primeira parcela da devolução em abril de 2022, fechando o valor que eles precisam para aquisição do equipamento”, explicou Poim.

A sugestão será levada ao prefeito Junior da Femac. “Até agora a Câmara já repassou ao Executivo Municipal o valor de R$ 2 milhões que foram utilizados pelo Município na construção do Hospital de Apucarana”, relembrou o presidente da Câmara.

Anderson Pássaro, físico médico do setor de radioterapia, destacou que com a aquisição do novo acessório será possível agregar mais tecnologia ao tratamento no setor de radioterapia. “Estaremos oferecendo o que há de melhor em países da Europa para os pacientes do Sistema Único de Saúde de Apucarana e região”, afirma.

Segundo ele, Apucarana se tornará um centro de referência para tratamentos complexos e de qualidade como, por exemplo, Radiocirurgias Intracranianas e Corporal Extracraniana para pacientes do SUS e pela Saúde Suplementar. “Vamos aumentar ainda a capacidade de atendimento – número de pacientes – através da diminuição do número de sessões de Radioterapia utilizando o mesmo quantitativo de colaboradores e horas de serviço prestado”, explicou.

A gerente administrativa do Hospital da Providência, Rafaela Costa, explicou que com essa tecnologia um tratamento que duraria 30 sessões, poderá ser realizado com apenas 3 sessões. “Agregando mais qualidade de vida aos pacientes que lutam contra o câncer. Essa diminuição do número de sessões torna-se essencial para serviços de radioterapia, possibilitando um aumento da oferta de tratamento e, principalmente, diminuindo a necessidade do número de dias que os pacientes necessitam se deslocar para o Serviço de Radioterapia. Apucarana se tornará um centro de referência para tratamentos complexos e de qualidade”, afirmou.

Desde fevereiro, mais de 7 mil sessões de Radioterapia de pacientes de 29 municípios do Paraná foram realizadas em Apucarana.  A equipe do setor conta com médico, físico médico, técnicos em radioterapia, enfermeiros, técnicos em enfermagem, equipe multidisciplinar com psicóloga, nutricionista e assistente social, recepcionistas e serviços gerais.

Além da reunião, eles também usaram a Tribuna Livre durante a sessão ordinária para expor todo o trabalho realizado pela unidade de radioterapia.

UNIDADE DE TRATAMENTO DO CANCER DE APUCARANA

A Unidade de Tratamento do Câncer é referência para a região e oferece o tratamento completo contra o câncer. São oferecidos tratamentos de quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia e cirurgia oncológica nas especialidades de urologia, ginecologia, mastologia, ortopedia, neurocirurgia, cabeça e pescoço, cirurgia do aparelho gastro digestivo, cirurgia de partes moles, cirurgia torácica, cirurgia plástica e hematologia.

Conta com diversos apoiadores para juntos oferecer o melhor atendimento humanizado aos pacientes que lutam contra o câncer como: banco de perucas, cafés da manhã, campanhas de prevenção ao câncer de mama e câncer de próstata, coração solidário, banco de lenços e próteses externas mamárias e o Sino da Esperança simbolizando, ao ser tocado por uma paciente, a finalização de uma etapa do tratamento contra o câncer.