Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Inaugurado o Centro de Convivência do Idoso

Inaugurado o Centro de Convivência do Idoso

por imprensa — publicado 08/05/2019 17h52, última modificação 08/05/2019 17h52
Vereadores participaram da entrega das obras com o prefeito
Inaugurado o Centro de Convivência do Idoso

Centro de Convivência do Idoso

O presidente da Câmara Municipal, professor Luciano Molina, acompanhado dos vereadores Gentil Pereira e Márcia Sousa a convite do prefeito Junior da Femac e da secretária Municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, participou, nesta tarde, da inauguração do Centro de Convivência do Idoso.  O evento reuniu mais de 300 pessoas e contou ainda com a presença de secretários Municipais, convidados e Marina Spósito, presidente do Conselho Municipal do Idoso.

Localizado na Avenida Aviação, o local onde a Secretaria Municipal da Assistência Social desenvolve uma série de atividades em benefício dos idosos, passou por ampla modernização, visando oferecer à 3ª idade o melhor atendimento. O investimento total, no valor de R$ 187.319,88, foi feito via Fundo Municipal do Idoso com R$150 mil conquistados pelo Conselho Municipal dos Diretos da Pessoa Idosa de Apucarana (CMDPI) junto à Fundação Itaú Social, mais R$37.319,88 de contrapartida municipal.

“Os idosos são prioridade na gestão Beto Preto. Estamos na quarta geração de apucaranenses e devemos cuidar muito bem de quem fez a história acontecer nestes 75 anos. Esta obra, que é uma das 109 que estão acontecendo em Apucarana, foi feita com muito carinho, oferecendo toda acessibilidade aos frequentadores. Aqui serão desenvolvidas atividades em diversas áreas, políticas públicas na assistência social, educação, esporte e lazer, saúde, cultura, economia solidária, entre outras”, detalhou Júnior.

Entre as melhorias executadas estiveram a construção de rampas e corrimãos, troca de piso, reforma de banheiros, revisão do telhado e troca do forro, instalações elétricas e hidráulicas, melhoria da ventilação natural, instalação de ar-condicionado, pintura, elevação de muro e portão, bem como jardinagem, manutenção geral da parte externa e churrasqueira.

PARCERIA ENTRE EXECUTIVO E LEGISLATIVO

O presidente da Câmara, Luciano Molina, parabenizou a administração pelo local entregue. “É uma satisfação participar de mais uma inauguração, de poder entregar mais uma obra para nossa comunidade. Inauguramos desde CMEI’s para atender crianças, passando por Escolas, Unidades Básicas de Saúde, asfaltos, entregamos veículos, atingimos os mais diferentes públicos e hoje, entregamos o Centro de Convivência a 3ª Idade. Nossa população merece. Hoje temos maior qualidade de vida, temos mais oportunidades e espaços como estes ajudam e somam. A administração do Junior e que foi do Beto Preto sempre primou e prima por obras bem-feitas e tem um olhar carinhoso desde o nascimento até a 3ª idade dos apucaranenses. E nós, através da Câmara, somamos os esforços e trabalhamos juntos na melhoria da cidade, na parceria da administração, para construirmos uma cidade cada vez melhor”, disse o presidente Molina. O vereador Gentil Pereira e a vereadora Márcia Sousa, também parabenizaram a administração municipal pela entrega das obras.

Além das atividades que serão desenvolvidas pelas diversas secretarias municipais, o Centro de Convivência do Idoso funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com o serviço de proteção ao idoso e à pessoa com deficiência. “Recebemos muitas denúncias de maus-tratos, negligência, abandono e para o atendimento deste tipo de questão vamos ter aqui uma assistente social e uma psicóloga sempre disponível”, anunciou Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social.

De acordo com ela, as atividades do Centro Dia também retornam. “Trata-se de um programa muito importante, onde a assistência social busca os idosos com uma van para passar todo o dia recebendo atenção especializada e, no final do dia, os devolvem ao lar”, explica Nazarko. Segundo ela, a gestão Beto Preto e Júnior da Femac mantém ainda mais de 40 Grupos Conviver, que são espaços de atenção que funcionam nos bairros. “São mais de mil idosos beneficiados com atividades semanais de convívio e fortalecimento de vínculos”, destaca a secretária.

BAILE: QUARTA E SEXTA-FEIRA

Com a reabertura do espaço, a administração municipal vai poder também atender a uma antiga reivindicação dos idosos. “Um pedido grande sempre feito por vocês era a criação de um segundo baile. Então, anuncio que além de mantermos o baile de todas as sextas-feiras no Sesc Apucarana, vamos agora realizar um outro aqui, no Centro de Convivência, todas as quartas-feiras”, comunicou o prefeito, que esteve acompanhado da esposa Carmen Lúcia Izquierdo Martins. “Aqui é um espaço de vida”, conclui Júnior da Femac.

Fotos: Profeta (PMA)