Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Júnior destaca luta por recursos da Central do Paraná

Júnior destaca luta por recursos da Central do Paraná

por Administrador publicado 16/06/2010 12h58, última modificação 08/04/2016 17h25
O vereador Júnior da Femac (PDT) destacou nesta semana o trabalho para garantir a liberação de recursos federais que, somados às verbas municipais, vão garantir a urbanização completa da Avenida Central do Paraná.

Júnior da Femac: “A obra é resultado da soma de esforços de diferentes grupos políticos, numa postura inovadora em Apucarana”

“É importante que a população conheça esta luta, pois ela simboliza um novo tempo na política de Apucarana”, assinala o vereador.

Segundo Júnior, a mobilização começou em junho do ano passado, com uma reunião na Avenida Itararé. Participaram, entre outras lideranças, o prefeito João Carlos de Oliveira, o vice-prefeito Waldemar Garcia e os vereadores Carmelo Ribeiro, Marquinhos do Bicho e o próprio Júnior, além de assessores municipais, como o engenheiro Herivelto Moreno, secretário de Infraestrutura Urbana. O prefeito apresentou o projeto pronto da Avenida Central do Paraná, com ciclovia, nova pavimentação, calçada, iluminação, arborização etc, salientando, porém, que não havia recursos para a execução da obra. “Eu me comprometi, na frente de todos, a buscar o máximo de recursos possível. Dias depois, fui à Prefeitura e peguei com Herivelto e com o professor Milton Pereira, do Idepplan, cópia do projeto. Eles informaram que a obra já estava cadastrada no Sistema de Convênios (Siconv), do governo federal”, salienta Júnior. O valor da obra foi então atualizado, prevendo investimentos da ordem de R$ 842 mil.

O vereador informa que pegou cópia do projeto, do cadastro no Siconv e uma carta do prefeito João Carlos e procurou o senador Osmar Dias (PDT). Era o mês de agosto. “Fiz três viagens a Curitiba e a Brasília, a fim de acompanhar o desenrolar do projeto. Em meados de setembro, Osmar Dias informou que garantiria uma parte dos recursos e me pediu que buscasse uma parceria com dois deputados federais para levantar mais dinheiro. Indiquei o Ricardo Barros, que é parceiro nosso na Fiep, e o senador indicou Ratinho Júnior”, acrescenta o vereador.

Segundo Júnior, Osmar Dias assumiu o compromisso de liberar de R$ 200 mil a R$ 250 mil. “Procurei o Ricardo Barros, expliquei toda a situação e ele afirmou que também ajudaria. Seus assessores, porém, pediram que fosse feito um novo cadastro no Siconv para a parte da obra que seria custeada com apoio do parlamentar. Falei também com o Ratinho Júnior, que se comprometeu a ajudar”, explica Júnior da Femac.

AS LIBERAÇÕES

Em novembro, assinala o vereador, Ricardo Barros conseguiu liberar do Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito recursos no valor de R$ 200 mil, no cadastro do Siconv que sua assessoria havia sugerido. No dia 31 de dezembro, Osmar Dias conseguiu liberar, no Ministério das Cidades, outros R$ 200 mil no Siconv original. “Tanto Osmar Dias quanto Ricardo Barros enviaram correspondência à Prefeitura informando sobre a liberação dos recursos. Ratinho Júnior acabou não conseguindo liberar a sua parte para esta obra”, informa Júnior da Femac.

registrado em: