Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lucas Leugi presta homenagem ao ex-prefeito José Domingos Scarpelini

Lucas Leugi presta homenagem ao ex-prefeito José Domingos Scarpelini

por imprensa — publicado 13/03/2018 16h50, última modificação 04/07/2022 16h20
“Este homem marcou história e ficará para a história da nossa Apucarana Bela e Justa”

“Discurso tocante do vereador de Apucarana Lucas Leugi, em homenagem ao “Scarpa” como ex-prefeito. Nossos parabéns pela oratória impecável, pela reverência e respeito à memória dele”, com essas palavras a viúva do ex-prefeito e ex-deputado estadual José Domingos Scarpelini, Inês Maresse Scarpelini fez a última postagem na página pessoal do seu facebook, no dia 10 de março, após a morte do ex-prefeito, parabenizando o vereador Lucas Ortiz Leugi pelo discurso emocionado que fez na Tribuna da Câmara Municipal de Apucarana durante a Sessão Ordinária de 08 de março.

Lucas frisou que os apucaranenses choraram a morte do ex-prefeito José Domingos Scarpelini, um grande líder, um político incomparável que representou Apucarana com maestria e orgulhou todos. “Ao me despedir do Zé foi um momento de muita emoção. Perdi meu pai – Dimas Leugi -  há poucos meses, que foi um amigo leal e companheiro do José Domingos Scarpelini. Este homem marcou história e ficará para a história da nossa Apucarana Bela e Justa”, afirmou Leugi.

Confira na íntegra o discurso do vereador Lucas Leugi e a homenagem feita a Scarpelini e familiares:

“O Zé Scarpelini, popularmente conhecido, agradou gerações, matou a fome de muita gente, deu teto para quem não tinha onde morar, defendeu Apucarana com suas próprias mãos, político enérgico pela causa justa, da política olho no olho, da sinceridade no falar, do caráter nas decisões, do 08 ou 80. Sou desta escola. Sempre tive o Zé como um exemplo de político. Ele fez e fez muito, principalmente para quem mais precisava do Poder Público: fez pelos mais carentes, fez pelos bairros, fez pelo esporte, fez pela cidade toda. O destemido Scarpa temeu os apucaranenses, os araponguenses e Apucarana resgatou território. O visionário Scarpelini municipalizou os serviços funerários e trouxe dignidade as famílias enlutadas. O polêmico Zé Domingos defendia a ecologia e o meio ambiente nem que fosse pelas vias de fato. Quanta história de luta do aluno do Dr. Osmar Guaracy Freire, do filho do “Seo” Adelino e da Dona Jandira, do marido da Inês, do pai do Thales, do Thiago e da Thais, do trabalhador e competente “Zé Scarpelini” que transformou Apucarana. A Apucarana dele, a nossa Apucarana, Bela e Justa. Até os últimos minutos de vida foi um guerreiro, nunca se deixou abater. Em sua posse como prefeito declamou esse poema que também foi seu lema de vida:

Parar. Parar não paro.
Esquecer. Esquecer não esqueço.
Se caráter custa caro
Pago o preço.
Pago embora seja raro.
Mas homem não tem avesso
e o peso da pedra eu comparo
à força do arremesso.
Um rio, só se for claro.
Correr sim, mas sem tropeço.
Mas se tropeçar não paro
não paro nem mereço.
E que ninguém me dê amparo
nem me pergunte se padeço.
Não sou nem serei avaro
Se caráter custa caro
Pago o preço.
 (Sidônio Muralha)

Seu legado jamais será esquecido, seu nome ficará na história. Você nunca irá parar, porque muitos dos seus estão aqui para continuar. Obrigada Zé!”

OBRAS DA ADMINISTRAÇÃO JOSÉ SCARPELINI

Lucas Leugi destacou, ainda, as obras realizadas pelo ex-prefeito José Domingos Scarpelini. “Em seu único mandato ele fez muito por nossa cidade”, completou.

- Calçadão

- Parque Ecológico da Raposa

- 15 Ginásios de Esportes

- Capela Mortuária