Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Mauro Bertoli participará do Congresso Latino-Americano de Parlamentares Municipais

por Administrador publicado 14/04/2009 15h22, última modificação 08/04/2016 17h26
A Câmara de Apucarana aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (13), licença para que o presidente do Legislativo, Mauro Bertoli (PTB), se ausente do país do dia 21 ao dia 29.
Neste período, Bertoli estará em Punta Del Leste, no Uruguai, onde participará do Congresso Latino Americano de Parlamentares Municipais. “Recebemos convite da presidência da Câmara de Foz do Iguaçu, informando que o objetivo é reunir 25 presidentes de câmaras de municípios com mais de 100 mil habitantes dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, engrossando o movimento para que as câmaras tenham um assento no Parlasul. Trata-se de uma luta antiga, que finalmente está próxima de se tornar realidade”, assinala Mauro Bertoli.

O Copasul (Conselho Parlamentar do Sul) surgiu em 1993, em Curitiba, a partir de um encontro dos presidentes das Assembléias Legislativas dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O Conselho foi criado para estimular o intercâmbio entre os legisladores destes Estados. O órgão de coordenação parlamentar se propõe a apoiar inserções da economia regional do Sul do Brasil no processo de integração latino-americana, especialmente junto ao Mercosul.

Em 2000, a entidade passou a se chamar Parlasul, com o objetivo de apoiar e implementar ações integradas entre as Assembléias, contribuindo para o desenvolvimento econômico-social, regional e nacional equilibrados. Para que sejam cumpridas as suas finalidades, o Parlasul efetua levantamentos sócio-econômicos da região, estudando os problemas levantados e propondo soluções.

“Eu fico feliz com o convite para o congresso, pois desde que cheguei à Câmara nunca houve iniciativa semelhante. Estou certo de que também o contato com presidentes de câmaras de outros estados e mesmo de outros países permitirá um intercâmbio valioso de experiências”, ressaltou Bertoli. Ele assumiu o compromisso de, ao retornar, fazer detalhada exposição em plenário sobre a viagem e seus desdobramentos.