Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Molina e Controladoria analisam atividades do Legislativo

Molina e Controladoria analisam atividades do Legislativo

por imprensa — publicado 16/05/2019 17h15, última modificação 16/05/2019 17h24
A Audiência bimestral foi realizada na tarde desta quarta-feira no gabinete da Presidência
Molina e Controladoria analisam atividades do Legislativo

Reunião com a equipe do Controle Interno do Legislativo

O presidente da Câmara Municipal, professor Luciano Molina (REDE) e a controladoria, realizaram nesta quarta-feira (15/05), audiência bimestral, onde a equipe do controle interno fez a entrega formal do relatório e conclusões sobre a atividade legislativa e administrativa do poder legislativo, nos meses de março e abril do ano corrente.

Molina, após acompanhar todos os relatos manifestou-se satisfeito com o desempenho dos diversos setores fiscalizados e orientados pela comissão de controle interno. O relatório, com mais de 1.000 páginas, demonstrou que o legislativo apucaranense se adequou de forma rápida ao seu modo transparente e eficiente de gerir os recursos do contribuinte ao estabelecer medidas de economia, eficiência e modernização, tanto no aspecto administrativo como legislativo enquanto função institucional da casa. “A cada dois meses nos reunimos com a equipe que compõe o Controle Interno desta Casa de Leis: Dr. Wilson Penharbel, José Carlos Sabino e Marilza Bossa Wszolek e recebemos o relatório com todas as informações das atividades realizadas na Câmara. Esse trabalho que vem sendo feito é muito importante e retrata a nossa realidade, o nosso dia a dia. Estabelecemos medidas de economia, contenção de gastos e transparência na nossa gestão e os resultados são positivos. Em apenas quatro meses existe em caixa um saldo a ser devolvido aos cofres municipais que ultrapassa a casa de R$ 1 milhão. Esse resultado tem o apoio, o empenho e a colaboração de todos os vereadores, que não medem esforços e trabalham em parceria com a presidência”, destacou Molina.

O controlador chefe, Dr. Wilson Roberto Penharbel, reiterou as palavras do presidente e destacou que “devido a adequação das atividades à diversas ferramentas tecnológicas acessíveis aos servidores e outras impostas pelo Tribunal de Contas é possível que se tenha nas mãos, em segundos, toda atividade administrativa e legislativa da Câmara, como por exemplo, o acompanhamento da emissão de diárias e até o cumprimento de horários por toda a equipe de servidores. Além do acompanhamento em tempo real de toda a atividade financeira, contábil e de gestão através do “portal da transparência” de livre acesso de todo o contribuinte”, pontuou Penharbel.

Também participaram da Audiência, o Diretor da Câmara, Luiz Carlos Balan e o Procurador Geral, Danylo Acioli.

CONTROLE INTERNO O QUE É?

É um órgão da Câmara ocupado por servidores efetivos com autonomia e atribuições de fiscalização em todos os outros órgãos e setores do legislativo no sentido de buscar a otimização da gestão dos recursos públicos tendo como objetivo a eficiência na prestação do serviço público correspondente.

O controle interno também é órgão cooperador de outras instituições de controle externo, no caso o Ministério Público e o Tribunal de Contas. Praticamente hoje todas as entidades políticas (municípios, estados e a união) e administrativas (autarquias, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas e paraestatais) dos três poderes possuem um Controle Interno.