Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Molina é eleito presidente da Câmara de Apucarana

Molina é eleito presidente da Câmara de Apucarana

por imprensa — publicado 18/12/2018 10h10, última modificação 04/07/2022 13h05
Vereador Deco foi eleito vice-presidente, Marcos da Vila Reis, 1º Secretário e Sidrin, 2º Secretário
Molina é eleito presidente da Câmara de Apucarana

Mesa Diretora eleita para o biênio 2019-2020

O vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (REDE) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Apucarana, durante Sessão Ordinária realizada na noite desta segunda-feira (17/12). Com 8 dos votos dos onze vereadores presentes, Molina deverá estará à frente da presidência durante os próximos dois anos (biênio 2019/2020). Além do vereador, também foram eleitos José Airton Deco de Araújo (PR), vice-presidente, Antônio Marques da Silva (PSD), Marcos da Vila Reis, 1º secretário e Antônio Carlos Sidrin (DEM), 2º secretário.

O consenso para a escolha do novo presidente deu-se após a realização de duas reuniões: uma na tarde deste domingo e outra, que teve início na manhã da segunda-feira e durou mais de 14 horas.

“No total foram mais de 20 horas de conversa – entre domingo e segunda-feira - e tive apoio dos vereadores para ser o presidente da Câmara nesse biênio 2019-2020. Tenho muitas ideias que quero colocar em prática, quero convergir as forças para fazer um bom trabalho na Câmara com os vereadores, com os efetivos, com a imprensa e com a população, para que possamos ter uma Câmara sem críticas, sem nenhum tipo de situação que passou”, destacou o presidente eleito.

Ele reforçou que a sua gestão será feita com o apoio de todos. “Faz parte do parlamento divergir, mas nós vamos convergir da melhor maneira possível porque a Câmara é a Casa do Povo e tenho muita coisa para fazer a partir do dia 02 de janeiro”.

Molina falou que foi uma eleição dura, mas sem mágoas. “Sempre houve respeito com todos os vereadores e assim que vamos continuar nossa postura e o nosso trabalho. Nunca desrespeitei ninguém e nunca vou desrespeitar. Todos serão tratados com o maior respeito e vai ser desta forma o meu mandato. Assim vou tentando acertar e se tiver erros, peço que nos ajudem porque é uma construção. Não é só o presidente: tem a mesa, tem os colegas vereadores e a gente vai tentando construir uma situação melhor para a Câmara de Apucarana, que na verdade representa o seu povo a sua gente, os 135 mil apucaranenses”, disse.

O presidente eleito parabenizou os demais candidatos. “Tinham mais dois candidatos, todos lutando pelo seu espaço. Eu lutei pelo meu. Nunca escondi isso de ninguém. Em nenhum momento achei que a eleição estivesse ganha, foi dura, mas eu consegui os votos necessários e quero fazer uma administração participativa”, completou.

 Também colocaram o nome à disposição para concorrer à presidência da Câmara os vereadores: Edson da Costa Freitas (PPS) que obteve dois votos e o vereador Lucas Ortiz Leugi (REDE) que obteve um voto. O vice-presidente Deco foi eleito com 8 votos, o 1º secretário Marcos da Vila Reis e o 2º secretário, Sidrin com 9 votos cada. O vereador Edson também se candidatou para dos três cargos.

Mauro Bertoli, atual presidente do Legislativo, que conduziu a sessão específica para eleição da mesa diretiva se desculpou pela demora. “Tivemos sérias decisões para serem tomadas e isso demanda um certo tempo. Mas tudo terminou bem. O Molina foi eleito e tenho certeza que fará uma excelente gestão ao lado do Deco, Sidrin e do Marcos da Vila Reis. A Câmara está em boas mãos. São companheiros leais e competentes e vão fazer um trabalho diferenciado no Legislativo”, finalizou Bertoli.

PROFESSOR MOLINA

O vereador Luciano Augusto Molina Ferreira, Professor Molina, tem 51 anos e está no segundo mandato. Na última eleição, em 2016, ele recebeu 1.187 votos e em 2012, foi eleito com 892 votos. Na atual Mesa Diretora, Molina ocupa o cargo de 1º secretário.

Natural de Apucarana, Molina é casado com Elisangela Hott e tem uma filha de 10 anos, Lorena Hott Molina.

Molina trabalha há 29 anos como professor no Colégio Platão e há 16 anos como Coordenador do Ensino Fundamental II, da mesma instituição de ensino.

Formado em Educação Física pela FAFICLA/Arapongas (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas), Molina também está cursando Pedagogia na Unicesumar (Centro Universitário de Maringá).

VIDA PÚBLICA

Por três anos e meio, Luciano Molina foi Secretário Municipal de Esportes, em Apucarana (gestão 2009-2012). Durante sua permanência no cargo o esporte teve destaque e valorização de campeonatos na cidade como: futsal, destaque para o campeonato amador, campo e salão. Molina também incentivou a prática de esportes nas mais diversas modalidades e desenvolvimento de programas que colaboraram para formação de atletas e cidadãos de bem no município. A prática esportiva, segundo o vereador, trabalha, disciplina e deixa crianças e jovens longe das drogas.

Como vereador, Molina apresentou 20 Projetos de Lei e Projetos de Lei Complementar, 63 Requerimentos, Indicações, Moções, além de Projetos que assinou com a Mesa Diretora e Comissões que faz parte. Atualmente Molina é secretário das Comissões Permanentes de Finanças, Economia e Orçamento; Educação, Cultura, Esportes, Saúde e Assistência Social e Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo.

Dos Projetos de Lei de autoria do presidente eleito destaque para o:

- Projeto de Lei nº 46/2014 – Institui o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil no Município de Apucarana e disciplina os Transportadores de Resíduos em Geral;

- Projeto de Lei Complementar nº 06/2015 – Estabelece normas para as operações de carga e descarga e a circulação de caminhões e tratores no município de Apucarana e;

- Lei nº 47/2018 – Institui o Programa Cidade Verde no Município de Apucarana.

REQUERIMENTO ESPECIAL

Antes de finalizar a Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram um Requerimento para eleger a Comissão Representativa e temporária com poderes para emitirem pareceres nos projetos e outros, durante o período de recesso da Câmara Municipal de Apucarana. Fazem parte da Comissão os vereadores: Franciley Preto Godoi, o Poim, Luciano Augusto Molina Ferreira, Lucas Ortiz Leugi, Antônio Carlos Sidrin e Márcia Regina da Silva de Sousa.

POSSE

A posse do presidente eleito, Luciano Augusto Molina, e mesa diretora, está marcada para o dia 02 de janeiro, às 10 horas, na Câmara Municipal.

 

 

Foto: DELAIR GARCIA (TRIBUNA DO NORTE)

registrado em: