Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / NOTAS DO LEGISLATIVO APUCARANENSE

NOTAS DO LEGISLATIVO APUCARANENSE

por Depto. Imprensa publicado 16/04/2019 20h10, última modificação 16/04/2019 20h10
Sessão Ordinária de 15 de abril
NOTAS DO LEGISLATIVO APUCARANENSE

Sessão Ordinária

SEXTA-FEIRA SANTA – MERCADOS ABERTOS

Durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (15/04), o vereador Marcos da Vila Reis, lamentou que os supermercados e mercados de Apucarana irão funcionar normalmente nesta sexta-feira santa (19/04). A Câmara de Vereadores aprovou recentemente um Requerimento, de autoria do vereador Poim, pedindo que os estabelecimentos não abrissem na sexta-feira santa. Marcos, durante a Sessão, destacou que “infelizmente os funcionários dos mercados terão problemas em praticar a sua fé. A Sexta-feira Santa é uma data muito importante para os Católicos, com celebrações tradicionais ao longo de todo o dia, mas que os trabalhadores não poderão participar”, lamentou.

 

2018 A SITUAÇÃO FOI A MESMA

Marcos lembrou que, em 2018, os mercados de Apucarana abriram as portas e já teve algumas discussões. Alguns mercados respeitaram a data e fizeram anuncio que não abririam. Este ano a discussão já teve início, novamente.

 

COMISSÃO DE ASSUNTOS RELEVANTES

O vereador Lucas Leugi anunciou que foi realizada a 1ª reunião da Comissão de Assuntos Relevantes. Formada pelos vereadores Lucas Leugi, Poim, Gentil, Sidrin e presidida pelo vereador Marcos da Vila Reis a Comissão tem como finalidade apurar a efetivação das Leis, que não estão sendo cumpridas no Município. Lucas destacou que ainda esta semana serão entregues ofícios a Sanepar, Copel, Viação Apucarana Ltda. (VAL) e a Prefeitura de Apucarana para verificação de 3 Leis que estão sendo analisados pela Comissão.

 

PRIMEIRAS LEIS ANALISADAS

O presidente Marcos da Vila Reis destacou que as três primeiras leis analisadas são: Lei nº 47/2017 que institui o Programa Cidade Verde, que tem como objetivo implementar e manter o plantio de grama nos lotes urbanos não construídos, visando a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio ambiental; Lei nº 30/2017, que proíbe que as empresas de concessão de serviços públicos de água e luz, façam o corte do fornecimento residencial de seus serviços por falta de pagamento de contas às sextas-feiras, sábados, domingos, feriados e no último dia útil anterior a feriado e, a Lei nº 48/2017 onde passageiros considerados obesos, mulheres em estado gestacional avançado e pessoas com deficiência estão desobrigados a utilizarem as catracas dos ônibus que integram o Sistema de Transporte Coletivo Urbano no âmbito de Apucarana. “Assim que concluirmos essa etapa, outras leis já serão analisadas”, disse o presidente da Comissão

 

CABOS SOLTOS

O presidente da Câmara de Apucarana, professor Molina, destacou, a exemplo do prefeito Junior da Femac, a preocupação com os cabos soltos nas ruas, atrapalhando pedestres e até carros. Molina enfatizou que o problema pode ser das empresas de telefonia que alugam os postes e acabam deixando os fios soltos o que pode ocasionar um acidente. “Vamos cobrar das empresas porque esse problema tem que ser resolvido, não pode ficar assim”, falou o presidente.

 

REFORÇO CONTRA O CHUMBINHO

Foi aprovado na Sessão desta segunda-feira o Requerimento dos vereadores Franciley Preto Godoy, Poim e Gentil Pereira que pedem informações sobre a venda do composto do grupo químico dos carbamatos e organosfosforados, denominados de Chumbinho. Se está havendo fiscalização na venda.

O 'chumbinho', como é conhecido, já está proibido no Paraná desde 2006 e em todo o Brasil desde 2012. Seu comércio é ilegal e o produto não tem registro na Anvisa e em nenhum outro órgão do governo, porém o comércio clandestino existe e tem feito muitas vítimas, em especial crianças e animais domésticos.

 

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Apucarana será realizada na segunda-feira (22/04), no horário regimental), às 16 horas. Na sexta-feira (19/04), não haverá expediente no legislativo apucaranense.

 

REDES

Saiba mais sobre o trabalho dos vereadores acessando os canais do Legislativo:

www.apucarana.pr.leg.br

Facebook/@camara.apucarana

Instagram/@cmapucarana