Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / NOTAS DO LEGISLATIVO APUCARANENSE

NOTAS DO LEGISLATIVO APUCARANENSE

por imprensa — publicado 07/05/2019 16h08, última modificação 07/05/2019 16h08
Sessão Ordinária de 06 de maio
NOTAS DO LEGISLATIVO APUCARANENSE

Mesa Diretora da Câmara Municipal

 

MODERNIZAÇÃO NO PLENÁRIO

O presidente do legislativo, professor Molina, durante a sessão ordinária anunciou que a transmissão das sessões e o trabalho em plenário deverão ser modernizados. Será disponibilizado um programa aos vereadores para que as votações sejam feitas do próprio computador, assim como as inscrições para uso da Tribuna, inscrição para orador no 1º e 2º expediente, entre outros. Essa novidade deverá ser implantada a partir do segundo semestre deste ano. “Será o mesmo estilo de trabalho da Câmara Federal. Todos nós iremos passar por treinamento. O programa nós já temos, não terá custo algum para a Câmara. Vamos usar o “data show”, será tudo on line pelos nossos notebooks. Esse é um 1º passo. Outras melhorias serão implantadas. Vamos dinamizar e atualizar as votações e todo nosso sistema”, anunciou Molina.

 

MOLINA PARABENIZA GOVERNO DO ESTADO

Molina parabenizou o Governo do Estado pela linha de diálogo que abriu com os professores, em especial o vice-governador Darci Piana e adiantou que não será descontado o dia de manifesto dos professores, e ainda que será analisada a possibilidade de um aumento salarial a classe. “Assim como eu critiquei, eu parabenizo. Vemos uma luz, não só para os professores, mas para toda categoria de funcionários públicos do Estado do Paraná. Temos uma sinalização positiva”.

 

LUCAS LEUGI NA AGEPAR

O vereador Lucas Leugi (REDE) esteve na última semana, na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), acompanhado do Procurador Geral da Câmara Municipal de Apucarana, Danylo Acioli. Na ocasião, Leugi entregou ao diretor presidente da Agência, Omar Akel, o requerimento aprovado em Sessão, questionando o reajuste na tarifa de água no Município de Apucarana. Ele destacou, também, que outro tema abordado com o presidente que foi a metragem mínima.  Segundo Lucas Leugi, o contrato assinado entre o município de Apucarana e a Sanepar, em 2003, prevê que a metragem mínima é 10 metros cúbicos e foi mudada para 5 metros cúbicos, não havendo impacto econômico para os usuários. “Os usuários que se sentirem lesados e constatarem na conta que não houve diferença podem traze-las até a Câmara que serão encaminhadas e revistas pela Agepar”, disse o vereador.

 

AGEPAR REGULA E FISCALIZA OUTROS ÓRGÃOS

Lucas informou aos demais vereadores que a Agepar não regula somente a Sanepar, mas também o transporte intermunicipal, a Compagás, o pedágio e futuramente a energia elétrica. “Poderemos encaminhar os requerimentos aprovados por esta Casa de Leis para a Agepar, que em tese, olha tanto para o usuário como para o tomador de serviço e Governo do Estado que é o responsável pelos contratos”.  A Agepar foi criada pela Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002, e implantada em 21 de novembro de 2012, com a incumbência de exercer a regulação e fiscalização dos contratos das rodovias do Anel de Integração do Paraná. Também tem a responsabilidade de fazer a homologação de tarifas e a fiscalização de atividades de prestadores como Sanepar e Compagás.

 

JARDIM CURITIBA RECEBE MELHORIAS

O vereador Marcos da Vila Reis (PSD) agradeceu ao prefeito Junior da Femac pelas melhorias realizadas no Jardim Curitiba como o encascalhamento e as placas de sinalização na saída do bairro feitas pela equipe do secretário Jayme Gonçalves, através do pátio de máquinas. Também foram feitas melhorias nas ruas do Jardim Curitiba e do Distrito de Vila Reis. “Os problemas foram solucionados”, disse o vereador.

 

CRECHE PARA IDOSOS

O vereador Marcos da Vila Reis anunciou ainda que na próxima semana será votado um requerimento de sua autoria, sugerindo ao Executivo Municipal, a construção de Creches para Idosos em Apucarana. Segundo ele, a prática vem sendo adotada em grandes centros. “Muitos idosos acabam ficando sozinhos em casa porque seus filhos saem durante o dia para trabalhar e um local para ficar seria muito bom, com pessoas especializadas para cuidar, com um bom atendimento”, disse o vereador. Segundo ele “fala-se que o número de idosos aumenta no País, então temos que nos preparar para este momento. É muito importante”, frisou.

 

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE CONTINUA

O vereador Gentil Pereira (PV) participou no último sábado, do Dia D da vacinação contra a Gripe, na UBS Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa, com o prefeito Júnior da Femac e em seguida na 16ª Regional de Saúde com o secretário de Estado da Saúde, Dr. Beto Preto. Segundo ele, foram 27 Unidades Básicas de Saúde que ofertaram a vacina durante todo o dia. “A vacinação continua em toda a cidade até o dia 31 de maio, atendendo os grupos prioritários em 23 UBSs do Município de Apucarana. É importante lembrar que vacinar é um ato de amor e de responsabilidade. Não podemos deixar passar esse período”, destacou. Apucarana atingiu 59,47% da meta de imunizar 40.480 pessoas. As vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, nas UBSs das 08 às 16h30.

 

ALERTA CONTRA A DENGUE

O vereador Gentil fez um alerta para toda população contra a Dengue. Em Apucarana já são 22 casos confirmados e 81 casos em investigação. Ele lembrou ainda que na cidade de Londrina, próxima de Apucarana, já são 5 óbitos em função da doença. Gentil pediu que a população faça a sua parte e cuide de seus quintais, estabelecimentos, datas e que se precisar façam denúncias. Liguem para a Autarquia de Saúde no 3422 5888, Guarda Municipal através do 153 e na Secretaria Municipal do Meio Ambiente no 3423 0142.

 

ENTREGA DE VEÍCULOS PARA SEMA E AUTARQUIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O vereador Mauro Bertoli (DEM) parabenizou a administração municipal pela entrega de veículos na tarde desta segunda-feira a Autarquia Municipal de Educação e Secretaria Municipal Meio Ambiente (Sema). O investimento foi de R$ 1.700.000,00 em três ônibus zero km para a Autarquia Municipal de Educação (AME); dois caminhões zero km para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que serão utilizados pela Cocap na Coleta Seletiva (Recicláveis), além de um automóvel Volkswagen Fox, também para a Sema. “Essas conquistas são importantes para a cidade pois vão levar mais conforto para alunos e profissionais da educação e também garantir uma melhor coleta seletiva. Assuntos que mostram preocupação da administração municipal com o futuro e que a Câmara está junto pois, onde a prefeitura atua hoje existe resultado. São esforços do ex-prefeito e hoje secretário de Estado da Saúde, Beto Preto e do prefeito Junior da Femac que sempre lutam por uma cidade cada vez melhor. Sou avalista desta gestão”, disse Bertoli.

 

RECAPE RUA BYGTON

O vereador José Airton Deco de Araújo (PR), agradeceu as melhorias na Rua Bygton, no Jardim Trabalhista. “Moradores agradecem ao prefeito Junior da Femac pelo recape que foi feito no local”. Deco também fez outras reivindicações ao prefeito para que outras ruas sejam recapeadas no bairro.

 

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Apucarana será realizada na segunda-feira (13/05), no horário regimental, às 16 horas.

 

REDES

Saiba mais sobre o trabalho dos vereadores acessando os canais do Legislativo:

www.apucarana.pr.leg.br

Facebook/@camara.apucarana

Instagram/@cmapucarana