Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Outubro Rosa: Vereadora Jossuela participa de ações alusivas ao mês na Autarquia Municipal de Educação

por Departamento de Imprensa publicado 22/10/2021 15h32, última modificação 22/10/2021 15h32
Foram feitos plantio de Ipês e Manacás da Serra na sede da AME

PLantio de arvores

A convite da secretaria Municipal de Educação, Marli Fernandes, a vereadora e Procurado da Mulher da Câmara Municipal de Apucarana, professora Jossuela participou do plantio de Ipês e Manacás da Serra ao redor da sede da Autarquia Municipal de Educação (AME).

A atividade faz parte das ações que a AME vem desenvolvendo, ao longo deste mês, em prol da campanha Outubro Rosa e que envolve os doze mil estudantes e novecentos professores rede municipal de Apucarana.

A intenção é conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero.

“Entre as atividades realizadas nos CMEIs e Escolas, as crianças aprenderam sobre o tema em sala de aula, confeccionaram cartazes e cartões, ornamentaram as escolas e foram orientadas a compartilhar as informações que receberam com as pessoas de sua convivência” detalhou a secretária de educação, Marli Fernandes.

A vereadora agradeceu o convite. “É gratificante participar de momentos como este. Estamos juntas nessa causa. Através da Procuradoria da Mulher também estamos realizando ações. A conscientização e a informação que levamos é importante. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Parabenizo a professora Marli por esta iniciativa, com certeza os alunos irão levar para casa e para a vida o que estão aprendendo agora”, disse Jossuela.

Os cânceres de mama e de colo de útero são, respectivamente, o segundo e o terceiro tipos de tumores malignos mais comuns entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele. “No entanto, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Aproximadamente 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de remissão completa. Em Apucarana, os exames preventivos são ofertados gratuitamente às mulheres, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, disse o prefeito Junior da Femac.

Os cânceres de mama e de colo de útero podem ser prevenidos por meio de hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, a manutenção do peso corporal adequado e uma vida livre do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas.

PRESENÇAS
Participaram do plantio de mudas de árvores nativas na sede da Autarquia Municipal de Educação, , a secretária de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, e a coordenadora da Rede de Mulheres Solidárias, Bete Berton.