Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamento Jovem elege vereadores em Apucarana

Parlamento Jovem elege vereadores em Apucarana

por imprensa — publicado 22/05/2019 17h43, última modificação 22/05/2019 17h43
A eleição aconteceu no dia 15 de maio
Parlamento Jovem elege vereadores em Apucarana

Eleição para vereadores do Parlamento Jovem

Foi realizada na última quarta-feira (15/05), nos Colégios Sesi, Izidoro Luís Cerávolo, Alberto Santos Dumont e Antônio dos Três Reis de Oliveira, a eleição dos vereadores do Parlamento Jovem 2019. O Projeto, originado através da Resolução nº 01/2017 de autoria da vereadora Márcia Regina da Silva de Sousa, é desenvolvido em Apucarana pela Câmara Municipal de Vereadores, em parceria com o Conselho Municipal de Juventude e com a Escola Judiciária Eleitoral (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).

Os alunos foram orientados e capacitados para o pleito eleitoral. “Esse, foi um momento especial, pois possibilitou aos alunos e candidatos a vivência do processo democrático através da participação nas eleições. O próximo passo será a Diplomação, onde eles terão o exercício do mandato. Um momento histórico para muitos, um momento rico, de cidadania, de direitos, de vivência do processo político, da filiação partidária, das convenções e também da eleição”, disse a vereadora Márcia.

Segundo ela, os alunos tiveram um papel fundamental na elaboração de algumas propostas para as campanhas. “Isso tudo fez com que eles vivenciassem um pouco do que nós vivemos durante as campanhas para vereador, prefeito, no processo eleitoral normal. Foi muito importante porque eles trazem propostas de acordo com a realidade de cada local, de cada escola, da sua comunidade, pensando na garantia dos direitos da mulher, pensando na questão da violência contra a mulher, pensando na violência contra os adolescentes. Também temos outros temas importantes que eles trouxeram, como a temática do suicídio, o que as escolas podem fazer sobre esse assunto, o que pode ser feito ainda em relação a juventude. Propostas interessantes em defesa dos direitos dos jovens e adolescentes”, pontuou a vereadora.

Márcia explicou ainda, que em 2019, as escolas realizaram debates com os candidatos ao Parlamento Jovem. “E nesses debates os candidatos foram sabatinados, explicaram as propostas que eles apresentaram como meta de campanha. Foi muito interessante porque vimos e acompanhamos a preparação dos alunos para defender suas propostas”, enfatizou. Alguns colégios chegaram a realizar dois debates, durante o processo.

VEREADORES ELEITOS

Foram eleitos, para a legislatura de 2019, onze vereadores, sendo 02 representantes do Colégio Cerávolo, 03 do Colégio Santos Dumont, 03 do Colégio Sesi e 03 do Colégio Antônio dos Três Reis de Oliveira.

 

Confira os alunos eleitos:

- Colégio Estadual Izidoro Luís Cerávolo

Evelyn Aparecida Querio

Lucas Gabriel dos Santos;

 

- Colégio Alberto Santos Dumont

Naama Diniz Santos

Maria Eduarda Oliveira da Silva

Roberlaine dos Santos Martins

 

- Colégio SESI

Maria Rafaela Simões

Lucas Gomes de Andrade

Lucas Raone Pereira

 

- Colégio Antônio dos Três Reis de Oliveira

Kaylany Cristina Pereira

Victor Hugo Gomes

Marcos Antônio Claudino

 

PARLAMENTO JOVEM EM APUCARANA

Em fevereiro deste ano, o presidente do legislativo, Luciano Augusto Molina Ferreira, em nome da Câmara Municipal de Apucarana, assinou o Termo de Adesão ao Projeto Parlamento Jovem, edição 2019. O termo também foi assinado pela Dra. Ornela Castanho, juíza da 28ª Zona Eleitoral de Apucarana.

O Parlamento Jovem tem como objetivo apresentar aos futuros vereadores a atividade parlamentar e o processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação e exercício de mandato.

Como na 1ª edição, o Parlamento Jovem será composto por um Parlamento Juvenil, constituído pelos 5º anos do ensino fundamental aos 2º anos do ensino médio, todos do Município de Apucarana. No Termo de Adesão, o Legislativo Apucaranense compromete-se a assumir as competências e atribuições previstas no projeto.

O projeto Parlamento Jovem segue um cronograma do TRE. As próximas atividades serão: Diplomação no dia 06 de junho; Posse, 1ª e 2ª Sessão Ordinária. As datas serão definidas pelo TRE.  O encerramento das atividades está previsto para o mês de novembro. O coordenador do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Apucarana, é o Dr. Wilson Roberto Penharbel.