Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamento Jovem realiza última Sessão Ordinária de 2019

Parlamento Jovem realiza última Sessão Ordinária de 2019

por imprensa — publicado 05/11/2019 18h40, última modificação 08/11/2019 16h31
Vereadores discutiram, votaram e aprovaram 04 Projetos de Lei
Parlamento Jovem realiza última Sessão Ordinária de 2019

Sessão Ordinária - Parlamento Jovem - edição 2019

Sete dos onze vereadores que compõem o Parlamento Jovem 2019, participaram na tarde desta terça-feira (05/11), da última Sessão Ordinária, na Câmara Municipal de Apucarana. Presidida pelo vereador Lucas Gomes de Andrade, quatro projetos foram discutidos, votados e aprovados por unanimidade dos vereadores e vereadoras.

“Foi uma sessão especial. Além de apresentarmos os projetos, falarmos sobre todos eles e expor nossos pensamentos e ideias, recebemos a presença do prefeito Junior da Femac, do Dr. Maurício Mazur, juiz da 2ª Vara do Trabalho, do presidente do Legislativo, professor Luciano Molina, da vereadora Márcia Sousa e dos vereadores Lucas Leugi e Rodolfo Mota e do Procurador Jurídico do Município, Dr. Paulo Vital, diretor da Casa de Leis, Luis Carlos Balan, que acompanharam a abertura dos trabalhos”, disse o presidente Lucas, que fez um agradecimento especial ao coordenador do projeto na Câmara Municipal, Dr. Wilson Penharbel.

PROJETOS

Foram aprovados de autoria das vereadoras Roberlaine dos Santos Martins e Naama Diniz Santos o projeto de Lei que determina às Empresas a liberar os pais para acompanhamento escolar dos seus filhos.

De autoria do vereadores Victor Hugo Gomes dos Santos e Kaylany Cristina Amaral, o projeto que cria os grupos estudantis de proteção de nascentes no Município de Apucarana; também de autoria do vereador Lucas Gabriel  dos Santos o projeto que cria o programa escolar de conscientização contra a violência doméstica e finalizando o projeto de lei dos vereadores Maria Rafaela Simões, Lucas Gomes de Andrade e Lucas Raone Pereira que cria o programa “Psicólogo Escolar” nas instituições educacionais de Apucarana.

O prefeito Junior da Femac parabenizou o Legislativo pelo desenvolvimento do projeto e os alunos pela participação. “Fui vereador por dois mandatos e tenho muito orgulho. Aprendi muito no período. Os mandatos me ajudaram e continuam me ajudando até hoje. Vocês vão sair daqui preparados para um mundo melhor”, disse o prefeito.

Dr. Maurício Mazur destacou que é uma honra participar desta sessão. “Daqui, tenho certeza, que sairão jovens que herdarão nossas atividades atuais. São jovens parlamentares que passam por uma experiência enriquecedora, trilhando caminhos pela política. Está aqui a oportunidade de ver como é essencial e como faz bem a política para a nossa comunidade”, pontuou Mazur, que em nome do Judiciário parabenizou a todos os envolvidos.

Em nome da Câmara, a vereadora Márcia Sousa, afirmou que os vereadores são os maiores beneficiados ao acompanharem o Parlamento Jovem, “Cada vez que abrimos nossa Casa de Leis, aprendemos com a juventude. É um processo brilhante. Nosso papel é legislar, debater, cumprir metas. O Parlamento tem feito criar e inovar mesmo em meio a dificuldades. Que os vereadores desta edição façam valer a ideia e que sirva de experiência para a vida de todos”, destacou Márcia.

Acompanharam a Sessão, o secretário Municipal de Indústria e Comércio, Edison Estrope, o Superintendente da Indústria e Comércio, Luís Vilas Boas, acompanhado de 40 alunos da Fachisa e professores das instituições de ensino que participaram do projeto na edição de 2019: Colégio SESI, Izidoro Luís Cerávolo, Alberto Santos Dumont e Antônio dos Três Reis de Oliveira. Ao final dos trabalhos, os alunos receberam Mariana Juliak, Promotora do Ministério Público do Trabalho e e Dr. Felipe Braga Cortes, Diretor do Departamento de Apoio a Pessoa com Deficiência e Acessibilidade da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

PARLAMENTO JOVEM

Em fevereiro de 2019, o presidente do legislativo, Luciano Augusto Molina Ferreira, em nome da Câmara Municipal de Apucarana, assinou o Termo de Adesão ao Projeto Parlamento Jovem, edição 2019. O termo também foi assinado pela Dra. Ornela Castanho, juíza da 28ª Zona Eleitoral de Apucarana.

O Parlamento Jovem, que surgiu por solicitação do Conselho Municipal da Juventude como forma de garantir que a juventude tenha possibilidade de vivenciar todo o processo político que passa pelo direito e também pelo dever, tem como objetivo apresentar aos futuros vereadores a atividade parlamentar e o processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação e exercício de mandato.

registrado em: