Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamento Jovem: Vereadores de três Escolas Cívico-Militares são eleitos e posse será no dia 28

por Departamento de Imprensa publicado 11/07/2022 16h50, última modificação 13/07/2022 11h57
A 1ª sessão, acompanhada da posse, será em agosto. Seis mulheres foram eleitas, representando mais de 50% dos candidatos

Diplomação será no dia 28 de julho

Apucarana realizou no mês de junho as eleições do Projeto Parlamento Jovem. Três Escolas Cívico-Militares, escolhidas pelo Tribunal Regional Eleitoral/Paraná em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), participam da edição de 2022: Prefeito Carlos Massaretto, Padre José Canale e Tadashi Enomoto.

Onze vereadores foram eleitos. A maioria mulher. As eleições foram realizadas no mês de junho nas instituições de ensino e tiveram o apoio da Escola Judiciária Eleitoral do TRE, do Fórum Eleitoral de Apucarana e do Núcleo Regional de Educação (NRE).

“Acompanhamos, desde o início, todo o processo eleitoral. Assinamos o Termo de Adesão ao Programa Parlamento Jovem no mês de maio. De lá para cá o trabalho não parou. Foram reuniões, treinamento de mesários, conversas com diretores, com os servidores dos Fóruns e o trabalho direto com os alunos e candidatos envolvidos no processo. Ressalto aqui e agradeço a ajuda e a parceria da ex-vereadora e autora do Projeto que criou o Parlamento Jovem em nossa cidade, Márcia Sousa. Hoje, ela atua como Chefe do Escritório Regional da SEJUF, mas nos orientou e prestou toda assistência possível. Conhecimento neste projeto não falta para a ex-vereadora”, ressaltou Franciley Preto, Poim, presidente da Câmara Municipal de Apucarana.

De acordo com ele, o Parlamento Jovem é um projeto de grande importância e que deve ser realizado todos os anos. “Em 2021 não possível a realização em função da pandemia, mas a partir de 2022 retomamos o projeto na nossa Casa de Leis. Estamos levando aos nossos estudantes a oportunidade de conhecerem e compreenderem como funciona um processo eleitoral democrático na prática. Vão saber como funciona o Legislativo no dia a dia e a sua importância na nossa sociedade”, disse.

Poim explicou que o Parlamento Jovem promove a integração entre a Câmara e a comunidade escolar do município. “Vamos proporcionar aos nossos estudantes o conhecimento do papel dos vereadores e do Legislativo”.

VISITA AO LEGISLATIVO E DIPLOMAÇÃO

Foram eleitos 11 vereadores jovens/mirins sendo 4 pela Escola Prefeito Carlos Massareto: Kimberly Raiane dos S. Couto, Júlio Lourenço dos S. Novaes, Ana Luiza Ferreira Alves e Henrique de Araújo Alves; 4 pela Escola Padre José Canale: Neyton Samuel de Melo Santos, Pedro Lucas Campagnucci Silva, Diny Kelly Cassiano Oliveira e Luís Felipe Fortunato da Silva e, 3 pela Tadashi Enomoto: Eloá Isabelle de Oliveira, Marcela Verônica dos Santos e Juliana Vitória Spazzini Gomes.

A Diplomação será realizada no dia 28 de julho, às 10 horas em cerimônia virtual realizada pelo Desembargador Wellington Coimbra de Moura. Já a posse dos vereadores será em agosto, na Câmara Municipal de Apucarana, feita pelo presidente Franciley Preto, Poim, em data a ser marcada.

“Antes teremos uma visita as dependências da Câmara onde será apresentado o funcionamento do Legislativo, como é uma Sessão Plenária, qual a função do vereador e o que é e como tramita um projeto de lei, requerimento e indicação. Destaco ainda que a diplomação e posse são momentos para se guardar na memória. Mas depois vem o trabalho que é uma grande responsabilidade. Os eleitos representam as Escolas, os alunos, os jovens e o futuro da nossa cidade”, finalizou o presidente.

registrado em: