Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamento Jovem: Vereadores e vereadora realizam 1ª Sessão Ordinária de 2022

Parlamento Jovem: Vereadores e vereadora realizam 1ª Sessão Ordinária de 2022

por Departamento de Imprensa publicado 21/10/2022 17h48, última modificação 21/10/2022 17h48
Dois projetos de lei e 09 requerimentos foram discutidos e aprovados
Parlamento Jovem: Vereadores e vereadora realizam 1ª Sessão Ordinária de 2022

Sessão Ordinária do Parlamento Jovem

Os vereadores e vereadoras da edição de 2022 do Parlamento Jovem da Câmara Municipal se reuniram na manhã desta sexta-feira (21.10), para a realização da 1ª Sessão Ordinária do ano em curso. Acompanharam a Sessão o presidente da Casa, Franciley Preto, Poim, os vereadores Moises Tavares, Rodrigo Recife, a vereadora Jossuela Pirelli e o vice-prefeito Paulo Vital.

Além dos trabalhos parlamentares, os vereadores e vereadora receberam a idealizadora do projeto Parlamento Jovem em Apucarana, ex-vereadora e atual Chefe do Escritório Regional da SEJUF – Secretaria de Estado da Justiça e Família, Márcia Regina da Silva de Sousa. O Parlamento Jovem foi criado através do Projeto de Resolução 01/2017 e aprovado por unanimidade dos vereadores.

“É uma honra participar novamente do Parlamento Jovem. Um momento especial que possibilita aos alunos e candidatos a vivência do processo democrático através da participação nas eleições. Um momento histórico para muitos, de cidadania, de direitos, de vivência do processo político, da filiação partidária, das convenções e também da eleição. Em tudo o que fazemos tem política, a nossa vida é regida por política. O Parlamento Jovem não nasceu hoje. Ele nasceu por um Projeto de Resolução de minha autoria, há um tempo atrás e teve aprovação unânime. Ele nasceu de um desejo, de uma demanda do Conselho Municipal da Juventude que foi transformado em Lei, em uma oportunidade única que os estudantes hoje têm de vivenciar todo o processo político”, explicou a ex-vereadora Márcia Sousa.

Ela relatou ainda que os estudantes que chegaram até aqui vão aprender muito mais. “Eles lutaram, venceram o processo eleitoral e agora, já em plenário, trabalham com projetos, com requerimentos, vivem o dia a dia dos vereadores, do nosso Legislativo”, disse a vereadora. “O Parlamento Jovem é uma escola e daqui quem sabe teremos vereadores, prefeitos, prefeitas, deputados”, completou Márcia Sousa que agradeceu ao presidente Poim o convite para conversar com os parlamentares.

OUTUBRO ROSA

Os vereadores e vereadora também participaram de uma ação proposta pela vereadora e Procuradora da Mulher, professora Jossuela Pirelli com foco no Outubro Rosa. Eles receberam material educativo para ser distribuídos nas escolas, além de conhecerem o trabalho desenvolvido pela Procuradoria da Mulher.

“Já fizemos várias ações dentro da Procuradoria da Mulher e agora estamos trabalhando dentro do Outubro Rosa. Precisamos de todos os vereadores e vereadoras do Parlamento Jovem que são multiplicadores e podem nos ajudar a levar informações as mulheres de toda nossa cidade. Amanhã temos o Dia D para fazer o exame preventivo e pedimos a colaboração de todos os apucaranenses”, pediu Jossuela.

A sessão foi conduzida pela presidente Diny Kelly Oliveira, do Colégio Cívico Militar Padre José Canale. “Foi uma Sessão tranquila e com muita coisa boa na pauta. Foram dois projetos de lei e nove requerimentos. Vamos trabalhar por melhorias não só para o ensino como para a comunidade escolar”, disse Diny.

Ela revelou ainda que está sendo uma experiência única participar do Parlamento Jovem. “É um ótimo projeto e tenho o incentivo da minha família, principalmente do meu pai que gosta muito de política. Ele me acompanha e me ajuda. Não sei quem fica mais nervoso, se sou eu ou ele”, completou.

Iniciada a Sessão o vereador Neyton Santos usou o Pequeno Expediente para agradecer por estar participando do projeto. “Estamos aqui para trabalhar e buscar melhorias para todos os estudantes. Queremos melhorias na educação, no ensino nas escolas do Paraná. É um momento histórico para todos nós essa experiência”, disse o vereador que faz parte do Colégio Cívico Militar Padre José Canalle.

PROJETOS

Dois projetos de lei foram aprovados. De autoria dos vereadores Kimberly Raiane dos S. Couto, Ana Luiza Ferreira Alves, Júlio Lourenço dos S. Novaes e Henrique de Araújo Alves, o projeto que institui o Programa de Horta Comunitária Urbana, mediante permissão de uso de imóvel público e comodato de imóveis privados, sem fins lucrativos, no município de Apucarana, com os objetivos de

promover a conservação do meio ambiente; manter terrenos públicos limpos e utilizados, criando espaços verdes; incentivar a produção para o autoconsumo; aproveitar mão-de-obra dos moradores do bairro e interessados; cultivar alimentos “in natura” sem o uso de agrotóxicos e praticar a atividade de horticultura que, ao mesmo tempo, melhora a qualidade do meio ambiente urbano e a qualidade de vida das pessoas envolvidas, contribuindo para a melhoria da saúde física e mental, eliminando o sedentarismo e o estresse.

Também foi aprovado o projeto Casa da Força Jovem, que beneficiará alunos das redes Municipal e Estadual de ensino (crianças e adolescentes) cujos pais ou responsáveis não possam cuidar de seus filhos durante o dia.

A idade do público alvo do Projeto pode variar de 07 (sete) a 17 (dezessete) anos, contanto que estejam regularmente matriculados nas redes Municipal e Estadual de Ensino no Município de Apucarana.

O Projeto Casa da Força Jovem visa atender a demanda de pais de localidades carentes na nossa cidade que não tem condições de cuidar de seus filhos durante o dia e tem por objetivos promover aulas de música – violão, percussão, aulas de canto no recinto e promover palestras sobre Educação, valorizando nossa cultura; Incentivar as crianças e adolescentes por meio de cursos diversos como artesanato e artes marciais; oportunizar o bem-estar das crianças e adolescentes nos horários de contraturno dos colégios; possibilitar aos alunos uma oportunidade de aprendizagem dos mais diversos traços culturais e, assim, proporcionar um futuro melhor para todos, longe das ruas e das drogas.

Este projeto também é de autoria dos vereadores e vereadoras Kimberly Raiane dos S. Couto, Ana Luiza Ferreira Alves, Júlio Lourenço dos S. Novaes e Henrique de Araújo Alves.

REQUERIMENTOS

Três requerimentos de autoria dos vereadores e vereadoras Kimberly Raiane dos S. Couto, Ana Luiza Ferreira Alves, Júlio Lourenço dos S. Novaes e Henrique de Araújo Alves foram aprovados: pedindo informações ao Secretário de Estado da Educação do Paraná sobre a viabilidade de melhorias nas calçadas internas do Colégio Estadual Cívico Militar Prefeito Carlos Massaretto; pedindo informações ao Prefeito Municipal sobre a viabilidade de melhorias nas calçadas do entorno do Colégio Estadual Cívico Militar Prefeito Carlos Massaretto, na Vila Nova e pedindo informações ao Secretário de Estado da Educação sobre a viabilidade de instalação de salas de desenvolvimento tecnológico, envolvendo robótica, pesquisas pedagógicas e o que mais for necessário para o desenvolvimento intelectual dos alunos do Colégio Estadual Cívico Militar Prefeito Carlos Massaretto.

De autoria dos vereadores e vereadoras Neyton Santos, Diny Kelly Oliveira, Letícia Padilhas e Pedro Lucas Silva, foram aprovados 5 requerimentos pedindo informações ao Prefeito Municipal sobre a viabilidade de construção de uma faixa elevada em frente aos Colégios da cidade de Apucarana e também sobre a possibilidade de construção de um recuo das calçadas para a entrada dos ônibus escolares e vans na hora do embarque e desembarque dos estudantes; pedido de informação ao informações ao Prefeito Municipal sobre a viabilidade de reforma / melhorias na Academia ao ar livre do Jardim Ponta Grossa.

Ainda ao prefeito municipal foi pedido informações sobre a viabilidade de melhorias na iluminação pública na Academia ao lado da UBS – Unidade Básica de Saúde Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa; sobre a viabilidade de deslocamento de uma equipe da Guarda Municipal para fazer a segurança dos alunos na entrada e saída das aulas, todos os dias, em frente ao Colégio Estadual Cívico Militar Padre José Canale; sobre a viabilidade de instalação de câmeras de segurança nas esquinas das Ruas Emiliano Perneta  com a Travessa Alves, próximo à UBS Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa e, finalizando os requerimentos para o Prefeito Municipal, de autoria dos vereadores e vereadoras Neyton Santos, Diny Kelly Oliveira, Letícia Padilhas e Pedro Lucas Silva, foi aprovado o requerimento que pede informações acerca da responsabilidade sobre o Ginásio de Esportes Adildo Mecenas (Cebolão), no Jardim Ponta Grossa e as altas quantias cobradas para o uso do Ginásio para a prática de esportes.

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão do Parlamento Jovem será realizada na sexta-feira, dia 11.11, a partir das 09 horas. Também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br , pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtube.com/user/cmapucarana e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana